Orlando Morando

Deputados eleitos em outubro/2010
20/12/2010 17:56

Compartilhar:


Orlando Morando Júnior (PSDB), natural de São Bernardo do Campo, tem 36 anos e está há 14 na vida pública. Nas eleições de 2010 conseguiu seu terceiro mandato como deputado estadual.

É empresário do ramo varejista e atual vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), tendo começado a trabalhar entregando pães e ajudando no mercado de sua família, aos 12 anos.

Estudou em escolas públicas, do ensino infantil até o médio. Aos 18 anos se formou na escola de aviação civil. Posteriormente cursou administração de empresas e se formou bacharel em direito.

Entrou na vida pública, inicialmente, com o objetivo de trazer melhorias para o bairro Batistini, onde nasceu e foi criado, em São Bernardo. Interessado em resolver os problemas do seu bairro, Orlando Morando se candidatou a vereador.

Em 1996, obteve 1.523 votos; tornou-se suplente de vereador, efetivando-se por seis meses no cargo. Reelegeu-se vereador com 5.804 votos. Em 2002 deu um grande passo, conseguindo, com 50.400 votos, eleger-se para o cargo de deputado estadual. Foi reeleito em 2006, conseguindo 120.771 votos. Na campanha de 2010 foi o deputado estadual mais votado do ABC, onde conseguiu amealhar votos em sete municípios: do total de 138.630 votos, 107.430 vieram das urnas da região.

O deputado pretende retribuir a confiança de seus eleitores com muito trabalho, fiscalizando obras do governo e editando novas leis que correspondam às demandas de seus eleitores. Além disso, Orlando afirma que é importante manter a sociedade bem informada, uma das principais reivindicações dos eleitores. Além do Grande ABC, Morando também atua na capital e interior do Estado.

No próximo mandato, o parlamentar se empenhará na aprovação de projetos de lei que proíbem a instalação, construção ou manutenção de estabelecimentos penais nas proximidades de áreas residenciais, comerciais ou industriais. Para ele os projetos de obras públicas só serão aprovados se houver um plano de evacuação, em caso de acidentes. Apoiará, ainda, projetos que garantam investimentos na saúde, lutando também para conseguir investimentos em transportes coletivos e saúde pública.

alesp