Programa de combate ao álcool na infância e adolescência


04/08/2011 11:55

Compartilhar:


Nesta semana, o governador Geraldo Alckmin anunciou a criação de mais leitos para dependentes, medida que faz parte do programa de combate ao álcool na infância e adolescência. Segundo ele, em um ano, serão somados 200 leitos aos atuais 200 que atendem alcoólatras pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Para o deputado Gilmaci Santos, líder do PRB na Assembleia, assim como a lei antifumo, o novo projeto será positivo para a população. "Creio que haverá críticas no início, mas é importante combater o uso de bebidas na infância e adolescência", disse.

Uma pesquisa encomendada pelo governo ao Instituto Ibope apontou que 18% dos adolescentes entre 12 e 17 anos bebem regularmente e que o consumo de álcool se inicia, em média, aos 13 anos. Além disso, quatro entre dez menores compram livremente bebidas alcoólicas no comércio.

O projeto foi enviado à Assembleia e o presidente da Casa, Barros Munhoz, fala em aprová-lo em até 60 dias. A propositura prevê multa e interdição de bares que venderem e permitirem o consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. A apresentação do RG será obrigatória. As multas vão de R$ 1.745 a R$ 87.250, a depender da infração, do tamanho do estabelecimento e de reincidência.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp