Debate da reforma política


19/04/2011 18:35

Compartilhar:


Em discurso do plenário da Assembleia, dia 19/4, o presidente nacional em exercício do Partido dos Trabalhadores e 1º secretário da Casa, deputado Rui Falcão, anunciou o início da mobilização em prol de um projeto popular de reforma política. O objetivo do PT, segundo o deputado, é construir propostas que contemplem tanto os consensos dos atores políticos como aqueles construídos internamente nos congressos partidários.

Uma das bandeiras do PT é a instituição do financiamento público de campanhas eleitorais. Falcão afirmou já existir no Congresso Nacional relativo acordo sobre sua necessidade, que baratearia o custo das campanhas, retiraria dos mandatários a pressão política de doadores privados e extinguiria um dos principais estímulos à corrupção.

O deputado afirmou ainda que o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aceitou o convite da Executiva do PT para atuar junto a outros partidos políticos, movimentos sociais, sindicatos e organizações da sociedade civil. Segundo Falcão, o PT espera que a capacidade aglutinadora do ex-presidente dê maior celeridade à construção dos consensos e popularize o debate.

Espera-se que Lula consiga aproximar a classe política e a sociedade civil de outros pontos importantes da agenda petista da reforma política, como o voto proporcional em lista fechada e o aprimoramento dos mecanismos de iniciativa popular.

Rui Falcão concluiu seu pronunciamento conclamando os partidos do Legislativo paulista a tomarem parte nas discussões e saudou o ex-presidente Lula pela disposição em ajudar o PT a fortalecer um projeto popular e democrático de reforma das instituições.



rfalcao@al.sp.gov.br

alesp