Ecoturismo é tema de debate na 1.ª Semana de Conscientização e Preservação da Biodiversidade


08/06/2000 18:51

Compartilhar:


No último dia do ciclo de debates promovido pela Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado Jorge Caruso (PMDB), a 1.ª Semana de Conscientização e Preservação da Biodiversidade ouviu na tarde desta quinta-feira, 8/6, Rita de Cássia Giraldi, da Universidade Bandeirante de São Paulo, e Aziz Ab'Saber, do Instituto de Estudos da Avançados da USP.

A professora Rita de Cássia lembrou que o homem passou a interferir na natureza desde o momento em que "começou a se tornar racional". Para a professora, o processo de industrialização transformou, por completo, o meio ambiente em nome do progresso. "Não vivemos sem a tecnologia, mas não sabemos o que fazer com o material dela advindo".

A rotina dos grandes centros urbanos pode ser combatida com a prática do ecoturismo. "O homem tem necessidade de ter contato com a natureza" afirmou a professora, "mas deve tomar consciência do que é prejudicial para o meio ambiente. Se não preservarmos o meio ambiente, estamos colocando em risco nossas próprias vidas", alertou Giraldi.

O professor doutor Aziz Ab'Saber disse que, a exemplo do Canadá, devemos nos preocupar com a sanidade da água, do ar, do subsolo e por último, mas não menos importante, com a sanidade da vegetação. "O Brasil é de uma riqueza de biodiversidade espantosa", declarou. Na sua opinião, "temos que criar a 3.ª natureza, onde haja globalização entre o Estado, as ONG's e de todos em geral", só dessa forma, segundo o professor, teremos condições de preservar a natureza.

Ab'Saber disse que as autoridades deveriam criar parques para as crianças, para os adolescentes e para os idosos, lembrando que cada fase da vida tem necessidades diferentes; os adolescentes precisam de espaço, os idosos de espaços menores, com mais árvores e bancos e as crianças de espaços livres, mas também de outros protegidos das intempéries climáticas. "Assim, todos têm melhor qualidade de vida", finalizou o professor.

A solenidade de encerramento da 1.ª Semana de Conscientização e Preservação da Biodiversidade contou com as presenças do presidente da Assembléia, deputado Vanderlei Macris, do presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, Jorge Caruso e teve a exibição do coral da Polícia Militar.

alesp