Deputada quer normalização na distribuição de remédios para transplantados


09/02/2006 12:03

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) apelou ao governo do Estado para que seja normalizada, com urgência, a distribuição do medicamento Prograf, que combate a rejeição em pacientes submetidos a transplantes. Há dias o remédio está em falta em postos do SUS sob a responsabilidade da Secretaria da Saúde estadual, segundo admite o próprio órgão.

A parlamentar considerou "pouco convincente e nada esclarecedora" a explicação da secretaria, que atribuiu a falha a "aumento inesperado de demanda". Para Maria Lúcia, houve falta de planejamento. Ela apresentou requerimento, solicitando que a secretaria dê informações sobre o suposto crescimento da demanda, a distribuição mensal média nos últimos seis meses de 2005 e em janeiro de 2006 e as quantidades adquiridas.



Muito caro

A deputada também apresentou indicação ao governo do Estado, apelando para que sejam feitos todos os esforços para a urgente normalização do fornecimento nos postos públicos.

O medicamento Tacrolimus, genérico conhecido pelo nome comercial de Prograf, é usado para combater a rejeição, principalmente nos casos de transplantes hepático e renal. "Deixar de tomar o remédio por um dia pode causar complicações pós-operatórias passíveis de provocar morte", ela enfatiza.

Na rede de farmácias, a cartela com cem cápsulas de 1 mg pode ser encontrada por R$ 608,00. No caso das cápsulas de 5 mg, a cartela com 50 unidades custa em média R$ 1.500,00. Como a dose inicial chega a ser de oito cápsulas por dia, o paciente consumirá duas cartelas de cem cápsulas de 1 mg no período de 25 dias. "Ninguém tem condições de arcar com uma despesa desse porte", arremata a deputada.

A parlamentar também recebeu denúncia de desabastecimento dos medicamentos

Finasteridi 5 mg e Alopurinol 100 mg na farmácia do Posto de Atendimento Médico da Aparecida, em Santos, mantido pela DIR-19. Maria Lúcia Prandi é autora do Projeto de Lei 710/2004, que institui a Semana de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes, a ser realizada anualmente, na última semana de setembro, e do Projeto de Lei 933/2003, que proíbe a discriminação aos portadores de hepatites virais, no âmbito do poder público estadual.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp