Parlamentar cobra promessa da Ecovias


14/02/2007 16:39

Compartilhar:


O deputado Fausto Figueira (PT) cobrou da tribuna da Assembléia Legislativa na terça-feira, 13/2, o compromisso público assumido pela concessionária Ecovias de construir a terceira pista na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na Baixada Santista, para acabar com a segregação que atinge 100 mil moradores da cidade de São Vicente. "No dia 1º/4/2006, data de meu aniversário e paradoxalmente o "Dia da Mentira", a Ecovias anunciou a solução para todos os problemas que são motivo da luta de moradores e agentes políticos da região", lembrou o deputado.

Fausto disse que os moradores da área continental de São Vicente ficam isolados na alta temporada de veraneio ou em feriados prolongados quando há reversão das pistas da rodovia em direção ao Litoral Sul do Estado. "São cerca de 100 mil moradores sem nenhuma possibilidade de locomoção. Eles ficam impedidos inclusive de ter acesso aos serviços de saúde ou a qualquer outra emergência. É uma segregação total."

As obras anunciadas pela Ecovias, lembrou o parlamentar, previam, além da terceira pista, o alargamento de pontes e viadutos, reformas de passarelas e construção de novas travessias. A empresa tinha a expectativa de que, ao final dos trabalhos, o trânsito ganharia fluidez, diminuiria o número de acidentes e atropelamentos e acabaria a segregação dos moradores de São Vicente. "O jornal A Tribuna, de Santos, traz um relato das soluções apontadas pela Ecovias. Passado praticamente um ano da promessa, a concessionária não deu início às obras", critica Figueira, atual 1º secretário da Assembléia Legislativa.

Na última segunda-feira, 12/2, Fausto compareceu a uma audiência pública na Câmara Municipal de São Vicente, com a presença de moradores, vereadores e autoridades municipais, para debater o assunto. Conforme ele, apesar da revolta dos presentes, prevaleceu o bom senso. "Havia uma movimentação de moradores para ocupar as pistas durante o feriado de Carnaval para impedir que os veículos trafegassem em direção ao Litoral Sul. Felizmente, isto não vai ocorrer", afirmou.

Para que a Ecovias cumpra o seu compromisso, Fausto está agendando audiência entre moradores e autoridades de São Vicente com a direção da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e com o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Guilherme Jardim Arce. "Urge uma solução. A população não merece mais ser enganada como foi com palavras anunciadas no "Dia da Mentira"", disse o deputado.

fausto@faustofigueira.com.br

alesp