Faixa exclusiva para motoboys na cidade de São Paulo


23/10/2003 16:21

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O deputado Fausto Figueira (PT) apresentou, em 21/10, indicação à prefeita Marta Suplicy, para a criação de faixas de tráfego exclusivas para motocicletas nos principais corredores de tráfego da cidade de São Paulo. A proposta foi inspirada no documentário "Motoboys - Vida Loca", do diretor Caíto Ortiz, apresentado na 27ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

"O filme traz alguns dados que demonstram quanto o poder público precisa intervir para reduzir o elevado número de mortes que ocorrem diariamente", justifica Fausto. No documentário, é relatado, por exemplo, que pelo menos dois motoboys morrem por dia no trânsito de São Paulo - números que diferem de dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que estima duas mortes a cada três dias. Só a cidade de São Paulo tem cerca de 250 mil motoboys.

Quase todos os acidentes com motoboys ocorrem pelo fato de eles transitarem entre as faixas de tráfego, lembra o deputado. Segundo ele, existe um projeto, atualmente engavetado, que prevê a criação de faixa exclusiva para os motoboys na cidade, entre as avenidas Luís Carlos Berrini, Consolação, Rebouças, 23 de Maio e as marginais, com um custo de R$ 12 milhões. É um valor pequeno se "comparado ao prejuízo de R$ 200 milhões por ano causado ao Estado de São Paulo, somente em acidentes envolvendo motoboys", finaliza.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp