Carlinhos Almeida promove reunião entre Secretaria da Segurança e representantes de Jacareí


30/11/2000 13:52

Compartilhar:


O deputado Carlinhos Almeida (PT) reuniu-se na manhã de ontem, 29/11, com o secretário adjunto de Segurança do Estado, Mário Papaterra Limongi, e representantes de diversos setores da comunidade de Jacareí, atordoada pelos altos índices de violência da cidade.

A reunião foi motivada pela mobilização da comunidade de Jacareí, que cobra ação mais efetiva do governo do Estado naquela região. A recente chacina de 10 jovens numa casa na periferia da cidade, a maior registrada no Estado de São Paulo, motivou a comunidade a organizar uma campanha contra a violência.

Participaram da reunião o atual prefeito de Jacareí, Benedito Sérgio Lencioni, o prefeito eleito, Marco Aurélio de Souza, o juiz titular da 1.ª Vara Criminal de Jacareí, Dr. Marcos Alexandre Pagan, o presidente interino do Conselho Municipal de Segurança de Jacareí, Blaird Cardoso, o presidente da Câmara Municipal de Jacareí, Edson Aníbal Aquino Guedes, e o presidente da OAB de Jacareí, Dr. Azênio Rodrigues Chaves.

Segundo Carlinhos, o mais importante é sensibilizar o governo do Estado, através da Secretaria de Segurança, de que a violência é verdadeiramente um problema central na região. "Muitas vezes, percebemos que os representantes do governo uma certa descrença de que a violência em Jacareí, assim como em São José dos Campos, seja realmente tão grave quanto na Capital".

Segundo pesquisa da Fundação Seade, de 1997, Jacareí teve 67,69 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, mais do que a cidade de São Paulo, que atingiu índice de 54,76 homicídios por 100.000 habitantes. Comparando-se a uma cidade de porte semelhante, Jacareí, segundo dados Fundação Seade, de 1999, tem 169.851 habitantes e taxa de homicídio seis vezes e meia maior que a de Marília, com 188.658 habitantes e 10,5 homicídios por 100.000 habitantes.

"A presença dos representantes máximos dos três Poderes, Judiciário, Legislativo e Executivo, da sociedade civil, através do CONSEG e da OAB, certamente contribuiu para dar ao secretário a real dimensão do problema", afirmou o parlamentar.

O deputado Carlinhos apresentou 23 emendas ao Orçamento do Estado para 2001 solicitando remanejamento de recursos para a área de segurança, justiça e combate à violência, num total R$ 96.660.000,00

O secretário disse que iria analisar os dados apresentados e esclareceu que está sendo realizado um concurso público para o aumento do efetivo policial da região, se comprometendo em intensificar a atividade de policiamento na região.

No próximo dia 8/12, em Jacaréi, será realizada uma manifestação em defesa da paz.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Carlinhos Almeida - 3886-6741/6759)

alesp