Câmara de Mogi proíbe transgênicos na merenda escolar


31/10/2002 16:15

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Luís Carlos Gondim (PV) afirmou nesta quarta-feira, 30/10, que ficou satisfeito com a decisão da Câmara de Mogi das Cruzes de proibir a utilização de alimentos transgênicos na merenda dos estudantes das escolas municipais existentes na cidade.

"Foi uma decisão madura e inteligente, que segue uma tendência verificada em todo o país", afirmou o parlamentar. Ele é o autor do projeto que veta os transgênicos na merenda dos alunos dos estabelecimentos estaduais de ensino, preservando a saúde de aproximadamente 5 milhões de estudantes.

A medida teve ampla repercussão na mídia e entre a comunidade médica. Segundo Gondim, ainda existem muitas dúvidas entre os cientistas em relação ao uso dos transgênicos e suas conseqüências para a saúde das pessoas. "Se existe dúvida é porque há risco para as crianças e nós não podemos permitir que elas fiquem expostas a qualquer tipo de problema que possa ser evitado", ressaltou o parlamentar, parabenizando a vereadora Karina Marques (PPS) pela iniciativa de apresentar a proposta em Mogi das Cruzes.

Segundo Gondim, outras câmaras do Estado já estudam a possibilidade de proibir os transgênicos, utilizando como modelo o projeto de sua autoria aprovado na Assembléia Legislativa. "Estamos à disposição de todos que queiram informações a respeito deste assunto". A área de educação deve ser uma das prioridades do futuro mandato do parlamentar, reeleito com 57 mil votos.

"Muito ainda tem de ser feito e esperamos ampliar o debate com os setores organizados da sociedade para que, juntos, possamos apresentar novas propostas em defesa dos nossos estudantes", destacou.

Ele já apresentou um projeto que estabelece um limite de alunos por sala de aula no Estado a fim de melhorar a qualidade do ensino. Para a região de Mogi, Gondim defende a criação de uma universidade pública, possibilitando o acesso de alunos de baixa renda ao ensino superior.

O parlamentar também foi um dos articuladores do pagamento de meia passagem para os estudantes que utilizam as composições da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

alesp