Da Tribuna


03/11/2010 20:20

Compartilhar:


Aposentadoria



Procurando garantir aposentadoria especial por tempo de trabalho para os servidores, Olimpio Gomes (PDT) encaminhou a Indicação 1276/2010 ao governador, para que, após a realização de estudos, seja enviado à Casa um projeto de lei sobre o assunto. "Temos de interromper a inércia do Executivo estadual quanto à omissão legislativa que impede o exercício do direito constitucional da aposentadoria especial dos servidores públicos civis e militares", explicou. Gomes pediu que a indicação seja encaminhada, para conhecimento, ao comandante-geral da Polícia Militar e ao delegado-geral de polícia.



Citricultura



Buscando a evolução da relação entre citricultores e a indústria de suco, Davi Zaia (PPS) pediu a criação de um conselho que reúna representantes dos produtores e da indústria, para garantir o pagamento justo. O deputado informou que a safra de cítricos gira em torno de 330 milhões de caixas por ano, gerando cerca de 400 mil empregos. "Trata-se de um produto importante no Estado, que gera empregos e divisas. Cerca de 20 mil famílias se dedicam a esse cultivo em suas propriedades", informou.

(DB)



Vitória consagradora



Rui Falcão (PT) saudou a primeira mulher eleita presidente do Brasil, Dilma Rousseff, informando que ela certamente dará seguimento à transformação que o presidente Lula vem promovendo no país. "Foi uma vitória consagradora que acabou com o preconceito de que só a região Nordeste votava nela. Ainda que se excluísse o Nordeste, ela seria vitoriosa, já que recebeu votos de todas as camadas sociais e de todos os Estados do país". Falcão lembrou que Dilma, em pronunciamento, pediu a união dos brasileiros em torno de propostas concretas, e que disse estar "de mão estendida para a oposição", garantindo que não haverá qualquer discriminação. (DB)



Vitória da democracia



Maria Lucia Prandi (PT) parabenizou a vitória da democracia no Brasil e do povo brasileiro, que escolheu o caminho do desenvolvimento, da distribuição de renda e da justiça salarial. "Quero dizer que a vitória de Dilma Rousseff também é um marco histórico, pois temos a primeira presidente mulher eleita no Brasil". Prandi destacou também que pela primeira vez em nossa história um presidente elege seu sucessor. "Os brasileiros escolheram o melhor projeto para o nosso país, que é o aprofundamento das conquistas do governo Lula", concluiu (DB)



Orçamento 2011



Carlos Giannazi (PSOL) disse estar preocupado com a votação do Orçamento para 2011, que, segundo ele, não contempla áreas estratégicas como saúde, educação e Judiciário. Giannazi reclamou que propostas sugeridas por deputados e sociedade civil organizada relacionadas a essas áreas não foram levadas em conta, mas que há tempo modificar isso por meio de emendas. O deputado citou que o Judiciário teve seu orçamento de 2011 cortado em 53% pelo Executivo. "O valor arbitrado pelo Executivo não dá conta da demanda da Justiça. A Assembleia não pode aceitar isso", explicou. (DV)



Presidência



Após cumprimentar a presidente eleita Dilma Rouseff, Marcos Martins (PT) também cumprimentou o deputado Rui Falcão (PT). "Ele está atravessando um processo judicial de cabeça erguida, porque a verdade sempre prevalece". Martins também falou sobre o fato de o país ter uma mulher na Presidência da República, e que isso vai ajudar a acabar com o preconceito de gênero. "Parabéns à democracia, que fez prevalecer a razão". Por fim, disse que torce para que o governo de São Paulo trate o Estado com a urbanidade que ele merece. (DV)



Filme 2012



Adriano Diogo (PT) exibiu um filme colocado no site do PSDB. Editado com imagens de Dilma Rouseff, Lula, Serra e outros políticos, além de fatos históricos retratados em veículos de comunicação, o filme tem como nome "2012 " Dilma Rouseff " O fim está próximo". Referência ao filme 2012, que retrara o fim do mundo, a montagem tem o intuito de prever um mandato complicado para Dilma. Após quatro minutos de exibição, Adriano concluiu: " Viva o Brasil, viva a democracia, abaixo os golpistas". (DV)



Rodovia do Contorno



De acordo com Vinicius Camarinha (PSB), a Rodovia do Contorno, na cidade de Marília, está em condições precárias, necessitando urgentemente de recapeamento asfáltico. O parlamentar apontou que cerca de 10 mil carros por dia passam pela rodovia, e mostrou imagens que denunciam a falta de infraestrutura. O deputado contou que há um ano o governo está sendo cobrado, mas que ainda não atendeu à reivindicação. Segundo ele, acidentes vêm acontecendo com frequencia, por isso apela ao governo do Estado para que intervenha com urgência. (DV)



A sucessora



Orgulhoso pela eleição da primeira presidente mulher no país, e ainda do seu partido, Donisete Braga (PT) declarou que a eleição de Dilma Rousseff representa a vitória dos brasileiros. "Passada as eleições, temos que separar as mágoas e disputas do processo eleitoral", explicou. "Como lembrou o presidente Lula, a partir de 1º/1/2011, Dilma Rousseff será presidente de todos nós." O parlamentar acredita que a presidente terá condições não só de continuar, mas de aprimorar os projetos de desenvolvimento econômico e social iniciados por Lula. "Em 80 anos de República, essa é a primeira vez que um presidente elege sua sucessora." (LP)

alesp