Tribuna


05/12/2011 21:23

Compartilhar:


Rede do INSS



"No serviço de previdência social, o governo federal tem implementado processo para melhorar o atendimento na rede do INSS", falou Luiz Claudio Marcolino (PT), referindo-se à política, criada no governo Lula, que teve continuidade na gestão de Dilma Rousseff, com o processo de expansão da rede de atendimento do INSS em todo o país. Para Marcolino, é importante esta política permanente, que garante um bom atendimento aos servidores públicos. (GN)



Pesquisadores científicos



"O governador está demorando a encaminhar o PL para que não chegue a tempo de ser votado, descumprindo o acordo firmado", disse Olimpio Gomes (PDT), referindo-se ao projeto de lei que trata do reajuste salarial dos pesquisadores científicos do Estado. O deputado demonstrou preocupação também com o PL 840/11, que rege o fundo de aposentadoria complementar, que deverá ser votado nesta terça-feira. "Por que votar o projeto de afogadilho, se podemos esperar por uma lei federal. O Estado quer ser o pioneiro em previdência complementar, antes mesmo da União". (GN)



Leitos em UTIs



Jooji Hato (PMDB) parabenizou o governador Geraldo Alckmin pela entrega de 19 novos leitos de UTI no Hospital Estadual Dante Pazzanese, "unidade que é referência nacional em cardiologia". O deputado disse que se houvesse prevenção de acidentes e da violência não seriam necessários mais leitos de UTIs. (GN)



Vitória da população



Para Simão Pedro (PT), a suspenção da eleição do Conselho Municipal de Habitação de São Paulo, por conta de irregularidades durante o processo, foi uma vitória dos movimentos populares. "É importante que os governos se abram ao crivo do cidadão. No Estado, mais de um milhão de habitantes não tem sua casa", afirmou. O deputado apelou ao secretário municipal de Habitação, Ricardo Pereira Leite, para que ele refaça o processo de eleição do conselho. Pedro ainda parabenizou a mobilização popular e o desembargador Rubens Santos Filho por "suspender o processo, fazendo justiça na capital". (DK)



Corte no orçamento



"Esse é um golpe mortal dado nos servidores do Judiciário, que há muito esperam a reposição salarial", declarou Carlos Giannazi (PSOL). De acordo com ele, o orçamento da categoria foi cortado em quase 50% e, por conta disso, um dos órgãos prejudicados será a Coordenadoria da Infância e Juventude. Giannazi ainda disse que 11 varas deixarão de ser criadas e, consequentemente, não haverá contratação de novos funcionários. "Não podemos tolerar que esse corte seja mantido e, na votação final da peça orçamentária, podemos restituir parte desse valor para que os funcionários e a população não sejam prejudicados". (DK)



Carona proibida



Lembrando que nesta segunda-feira, 5/12, comemora-se o Dia Internacional do Voluntário, Jooji Hato (PMDB) prestou homenagem a todos os voluntários. O parlamentar ainda exibiu trecho de reportagem do programa televisivo Profissão Repórter a respeito dos frequentes acidentes envolvendo motoqueiros e o desrespeito às leis, como a de uso obrigatório de capacete. Hato ainda comentou o PL 485/2011, de sua autoria, que proíbe o trânsito de motocicletas com carona nos dias úteis da semana em todo o Estado e pediu ao governo estadual que sancione o projeto. (DK)



Terceirização da cultura



Protestando contra o fechamento da unidade Brooklin da Escola de Música do Estado (Emesp), Carlos Giannazi (PSOL) afirmou que a desativação da unidade é um ato criminoso que viola o Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo Giannazi, depois que a escola foi privatizada, houve desmonte do projeto pedagógico e demissão de funcionários. Ele também comentou que acinou o Tribunal de Contas do Estado, que detectou irregularidades administrativas. "A Emesp foi entregue à iniciativa privada e teve diversos serviços terceirizados. Normalmente se terceiriza o que não é importante para o Estado. Parece que terceirização virou um grande negócio", criticou. (DK)



São Paulo



Simão Pedro (PT) anunciou que a Casa está na reta final para a votação do Orçamento 2012. Depois, o deputado mencionou sabatina realizada pela Folha e Uol, da qual participaram Andrea Matarazzo, Bruno Covas, José Aníbal e Ricardo Tripoli. Segundo Pedro, os candidatos do PSDB à prefeitura criticaram o PT, quando deveriam falar da cidade de São Paulo e seus problemas, "Mas eles preferiram atacar o PT e o nosso candidato Fernando Haddad", reclamou. O deputado ainda defendeu o atual ministro da Educação. "Ele vem cumprindo seu papel e serviu três governos". (DV)

alesp