Deputada quer rigor na apuração do caso do estudante prensado por lancha


18/02/2004 15:09

Compartilhar:


Da assessoria da Deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) pediu à Capitania dos Portos de Santos rapidez e rigor na apuração do caso envolvendo o estudante Rodrigo Paes Rodrigues, que foi prensado por uma lancha, na Praia do Sangava, no Guarujá, na tarde do último domingo. "É gravíssimo, alertou a deputada, porque segundo testemunhas, a lancha estava em alta velocidade e fugiu sem prestar socorro", e considerou inadmissíveis os abusos praticados por embarcações de passeio em áreas próximas às praias e no canal do estuário.

No ofício que encaminhou ao comandante da Capitania dos Portos, capitão-de-mar-e-guerra Wilson Barbosa Guerra, Prandi pede informações precisas a respeito do tipo de fiscalização das embarcações de passeio, para evitar acidentes como o de domingo. Indaga, ainda, sobre a maneira de se dar ampla divulgação a um número telefônico para denúncias.

Prandi lembra que é comum a prática de abusos por lanchas de passeio. "O que mais preocupa é a forma como muitas vezes os barcos adentram o canal do estuário sem nenhuma preocupação com a segurança da navegação", explica a deputada, ao afirmar que a situação representa grande ameaça para as pequenas embarcações de pescadores e para o transporte de passageiros entre Santos e Guarujá.

Prandi alerta para o risco de colisões e atropelamentos, como ocorreu no último domingo. "A lancha de passeio veio em direção ao estudante, que estava junto a uma catraia, e só mesmo o abuso e a imprudência justificam o acidente", afirma.

Rodrigo Paes Rodrigues havia dado um mergulho e subia na catraia de um tio, quando a lancha, de porte médio, veio em sua direção e o atingiu na parte superior da perna esquerda. A perna foi prensada contra a catraia. Segundo relato do pai do jovem, os tripulantes fingiram que prestariam socorro, mas fugiram em direção a São Vicente.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp