Biblioteca de Santo Anastácio receberá livros do Estado


04/05/2009 17:02

Compartilhar:


Por solicitação do deputado Ed Thomas (PSB), a Secretaria da Cultura anunciou a inscrição do município de Santo Anastácio no Programa São Paulo: Um Estado de Leitores (Spel). A cidade deverá receber um kit para a biblioteca municipal.

O Spel, programa criado em 2003 com o objetivo de incentivar a leitura e o acesso à informação para a população paulista por meio de eventos literários, cursos, revitalização de bibliotecas, criação de salas de leituras e campanhas de incentivo, tem obtido sucesso na batalha pela democratização e incentivo ao prazer da descoberta da palavra escrita.

Esse programa, que existe há cinco anos, é responsável pela instalação de bibliotecas em 84 municípios, onde as mesmas não existiam, além de 25 revitalizações de bibliotecas em condições precárias, bem como pela inauguração de 409 salas de leitura em comunidades menos favorecidas da capital paulista e em variados espaços públicos de concentração ou passagem de pessoas, como hospitais, penitenciárias, conjuntos da CDHU etc.

"Trata-se de um programa de magna importância, pelo qual deve o secretário João Sayad ser louvado. Cultura não se adquire em supermercados, é um processo evolutivo e sedimentar, que deve ser exercitado desde cedo. Cultura, cidadania e progresso estão intimamente ligados", disse Ed Thomas.



edthomas@al.sp.gov.br

alesp