O problema do roubo e furto de veículos no Brasil, especialmenteno Estado de São Paulo, atinge números assustadores, que afetam até a economia do País.Toda a frota brasileira é integrada por 20 milhões de veículos,mas calcula-se que, desse total, cerca de 1 milhão e 100 mil veículos em circulação estão em situação irregular, por terem sido roubados, ressurgindo com alteração de documentos e de número de chassi.Alguns desses carros foram parar no Paraguai, mas a grandemaioria está aqui.Um cálculo aproximado mostra que esses veículos roubadosrepresentam cerca de R$ 11 bilhões, que acabam sendo prejuízo para todo o País.O grande número de roubos e furtos de veículos faz com que opreço dos seguros fique bastante elevado. Ou seja: as companhias de seguros, sabendo dos riscos, acabam reajustando anualmente os preços, o que significa enorme peso para os proprietários de veículos, que também gastam com IPVA, combustível e manutenção.Numa situação como a atual, ninguém se atreve a ficar semseguro.Por outro lado, quem compra um carro usado precisa tambémverificar direito a origem de seu veículo. Às vezes, o carro estáperfeito, mas foi roubado e reformado: no caso de ser localizado pela polícia, o veículo é apreendido e devolvido ao dono anterior.Só na cidade de São Paulo, são roubados 200 veículos por dia. Aspolícias Civil e Militar mostram-se impotentes para resolver o problema, já que os ladrões estão cada dia mais atrevidos: eles levam carros estacionados ou chegam a usar armas contra os donos.Uma repressão contra desmanches e contra ladrões é a únicasaída.Afanasio Jazadji* é deputado estadual pelo PFL