Deputado propõe CPI para investigar a Sabesp


19/02/2004 17:32

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Nivaldo Santana

O deputado estadual Nivaldo Santana (PCdoB) protocolou nesta terça-feira, dia 17/2, requerimento pedindo a constituição de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a Sabesp. O parlamentar é funcionário da Sabesp desde 1978 e foi por três vezes presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sinataema).

Caso seja constituída, a CPI deverá ser composta por nove deputados, que terão um prazo de 120 dias para apurar as reais causas da atual situação de precariedade no abastecimento de água na Região Metropolitana de São Paulo.

Caberá aos deputados também questionar as indefinições sobre os níveis de alerta dos mananciais - apesar da abundância de chuvas - e a indefinição quanto ao início do racionamento no abastecimento de água promovido pela Sabesp.

Segundo Santana, desde o fim de outubro de 2003 - quando a situação dos reservatórios de água era preocupante - a Comissão de Serviços e Obras Públicas da Assembléia Legislativa tem procurado obter informações mais seguras sobre o problema de abastecimento de água. "Chegamos à conclusão de que, por total inércia e omissão - e não somente pela mudança do ciclo hidrológico, como costumam sustentar alguns - mais de nove milhões de pessoas poderão sofrer com um rodízio de água", denuncia o deputado.

De acordo com Nivaldo Santana, há informações de que moradores de regiões mais afastadas e mais altas poderão ficar sem água por um tempo indeterminado. "Como ficará o abastecimento nessas localidades? Haverá operação de emergência? E se houver um rodízio mais drástico, como vai ficar o abastecimento de serviços essenciais, em hospitais e escolas?", questiona.

Depois de um ano sem CPIs na Assembléia Legislativa, o deputado espera que a gravidade da crise no saneamento básico sensibilize a base do governo na Casa para a aprovação dessa proposta de investigação.

gabinete@nivaldosantana.com.br

alesp