Deputados petistas acompanham comitiva de funcionários do Banespa em visita ao Palácio dos Bandeirantes


16/11/2000 18:28

Compartilhar:


O deputado estadual Hamilton Pereira e outros deputados da bancada petista na Assembléia Legislativa estiveram no Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta quinta-feira, 16/11, na tentativa de serem recebidos pelo governador do Estado para tratar da questão do Banespa.

Os deputados foram recebidos pelo chefe da Casa Civil, deputado João Caramez, que afirmou não haver possibilidade de o governador recebê-los porque sua agenda já está sobrecarregada devido à internação a que deverá se submeter a partir do próximo sábado. Além dos deputados estaduais, estiveram presentes no Palácio representantes da Associação dos Funcionários do Banespa (Afubesp)e o deputado federal Ricardo Bezoini (PT), ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

No final da tarde de terça-feira, 14/11, a Justiça concedeu uma liminar suspendendo o leilão do banco, marcado para o próximo dia 20. A ação que deu origem à liminar é de autoria da Afubesp. Segundo Hamilton Pereira, os representantes do governo têm afirmado que tomarão todas as iniciativas possíveis para a cassação dessas liminares. Caso isso aconteça, os funcionários do Banco entrarão em greve novamente na segunda-feira.

Mantendo posição. Durante esta semana, a bancada do PT continuou obstruindo os trabalhos no plenário da Assembléia pela votação da PEC 4, que devolve ao governo do Estado o controle acionário do banco, e do plebiscito sobre a sua privatização.

O deputado Hamilton Pereira afirma que "o governo não possui legitimidade para decidir sobre a privatização do Banespa, que ele considera um Patrimônio Público. A insistência do governo nessa idéia vem contrariando a vontade da própria população do Estado que, conforme pesquisa publicada pela imprensa, é contra a privatização e a favor do plebiscito".

A importância do Banco para o Estado também vem sendo lembrada pelo deputado petista. Segundo ele, "somados, os financiamentos concedidos ao setor agrícola por todos os outros bancos particulares de São Paulo são inferiores às verbas destinadas à agricultura pelo Banespa no Estado. A nossa frágil agricultura ainda não sucumbiu totalmente graças ao papel fundamental desempenhado pelo Banespa", disse ele.

Para Hamilton Pereira, "o Banespa, nas mãos de qualquer governo sério, seria um instrumento fundamental para fomentar o desenvolvimento do Estado de São Paulo com geração de empregos, manutenção da política agrícola e financiamento dos pequenos e médios empreendimentos".

Quanto ao fato de o presidente da Assembléia, deputado Vanderlei Macris, ter enviado ao TER o abaixo-assinado encaminhado pela Afubesp solicitando a realização do Plebiscito, Hamilton Pereira afirma que entende as razões políticas que o levaram a tomar essa atitude, porém não as aceita. "É óbvio que houve um acordo entre o governador do Estado e o presidente da República, ambos do PSDB", afirma o Deputado. "Covas não quer que o presidente desta Casa, colocando em votação o plebiscito do Banespa, torne-se um óbice a esse acordo", completa.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Hamilton Pereira - 3886-6952/6953)

alesp