Da Tribuna


14/04/2009 21:33

Compartilhar:


PT e PAC



Quanto às críticas que a bancada do PT constantemente faz a seu partido, Milton Flávio (PSDB) afirmou sua tranquilidade, já que suas posições defendidas em plenário são sempre confirmadas pelos meios de comunicação. De acordo com ele, a bancada petista deveria se preocupar mais em ajudar o presidente a combater a crise do que em organizar um programa eleitoral para a atual ministra Dilma Rousseff. Milton Flávio comentou ainda a exigência de Lula com relação à agilidade na implementação do PAC e a ausência de Dilma à reunião entre ministros e os presidentes do BNDES, da Caixa Econômica Federal e da Petrobras. Segundo o deputado, a ministra "pensa em viabilizar sua candidatura, mas se mostrou incapaz de cuidar do PAC". (NS)



Salário dos servidores



Olimpio Gomes (PV) falou da paralisação dos funcionários do Judiciário pelo cumprimento da data-base de reajuste da categoria. De acordo com o deputado, houve um compromisso do Tribunal de Justiça para a revisão dos salários do Judiciário e, segundo ele, já se passaram 44 dias do prazo estabelecido, sem que nada tenha sido feito. Para Gomes, a argumentação de que o atraso na revisão é causado pela crise econômica é mentirosa, já que houve crescimento de 1,2% na arrecadação tributária no 1º semestre de 2009. O deputado destacou a importância de negociações para que o problema seja solucionado e não ocorram mais paralisações. (NS)



Hospital Nardini e educação



Para Vanderlei Siraque (PT), o Hospital Nardini, em Mauá, deve voltar a ser estadual. Ele afirmou que, além de grande importância para a própria cidade, o hospital também é fundamental para os municípios vizinhos. Siraque espera que o governador libere verbas rapidamente e afirmou que é preciso que se gaste menos com publicidade e mais com saúde, educação e segurança pública. Siraque falou ainda da situação do ensino no Estado e afirmou que as metas na área não são atingidas há 26 anos. Para ele, falta um plano de educação que seja discutido na Casa, depois de ouvidos pais, alunos, professores e comunidade. (NS)



Déficit de moradias



Segundo o deputado Hamilton Pereira (PT), o governo Lula tem ajudado muito o município de Sorocaba. A prefeitura recebeu milhões de reais para investir na despoluição do rio Sorocaba e na construção da estação de tratamento de esgoto. Segundo Pereira, a ajuda do governo federal, através do programa Minha Casa Minha Vida, será de grande importância para diminuir o déficit de moradias em Sorocaba, que, de acordo com associações de interessados, está por volta de 30 mil casas. "O prefeito de Sorocaba, do PSDB, procura assinar convênio com o governo federal para enfrentar o déficit habitacional, construindo, no mínimo, cinco mil casas", afirmou o deputado. (MA)



Posições diferentes



Comentando o pronunciamento de Hamilton Pereira (PT), o deputado Milton Flávio (PSDB) informou que em sua cidade, Botucatu, durante a administração do PT, o então governador Geraldo Alkimn, em visita ao município, liberou verba para construção de moradias. "Todavia", disse Milton Flávio, "o prefeito não se interessou pelo repasse de verbas, colocando o interesse da população em segundo plano". (MA)



Boa notícia



Simão Pedro (PT) comentou a ampliação do programa Minha Casa Minha Vida anunciada pelo governo federal. Segundo o deputado, a decisão de incluir pequenos municípios no programa fará com que a meta de um milhão de moradias seja alcançada em menor prazo. "Venho saudar Lula e equipe que, envolvendo toda a sociedade, lança um programa que dialoga com o déficit habitacional e com a crise pela qual o mundo atravessa. Isso pode ser uma oportunidade de colocar o Brasil em vantagem frente a outros países". (MA)



Parabéns, Catanduva



A deputada Beth Sahão (PT) cumprimentou a cidade de Catanduva por seus 91 anos de emancipação e ressaltou as qualidades marcantes do município. Afirmou que os recentes casos de pedofilia na cidade marcaram um período de grande constrangimento para a população, acostumada com a tranquilidade e segurança. "Como todos", disse a deputada, "torço para que os culpados sejam devidamente punidos". (MA)



Previsão certa



O ex-deputado Palmiro Mennucci, falecido recentemente, foi lembrado por Luiz Carlos Gondim (PPS). "Mennucci, que sempre foi um ferrenho defensor de todos os professores, alertou sobre os problemas que seriam ocasionados pela má estrutura oferecida a professores e alunos. Hoje, isso é uma realidade. Existe um desastre na educação. Alunos não estão aprendendo e não estão bem com isso, assim como também não estão os professores", afirmou Gondim. (MA)



Seminário trabalhista



O deputado Marcos Martins (PT) participou de um seminário no ABC que discutiu como o setor bancário está enfrentando a crise atual. Participaram do encontro diversas vertentes nacionais e internacionais. De acordo com Martins, as demissões que os grandes bancos vêm efetuando são uma injustiça, pois a crise foi criada por eles próprios. (MA)



Sem escola, com presídio



Vanderlei Siraque (PT) afirmou que o governo de São Paulo não tem projetos estratégicos de políticas públicas, principalmente para a educação, a julgar pelos resultados da avaliação dos estudantes do ensino fundamental e médio no Estado. Segundo Siraque, trocar o secretário não vai melhorar a qualidade da educação estadual porque, em sua avaliação, o grupo do PSDB que governa São Paulo desde 1983, tem um projeto de poder, mas não de políticas públicas. Trata-se, para o deputado, de uma visão neoliberal típica, para a qual a educação pública não interessa: "Não se investe em educação e se constróem presídios". (OT)



Se saísse do papel...



Para Milton Flávio (PSDB), o programa habitacional Minha Casa Minha Vida seria bom se saísse do papel, mas o deputado não acredita que isso aconteça porque, entre outros motivos, não foi fixado prazo para que se atinja um milhão de moradias prometidas pelo governo federal. O deputado mencionou o artigo "O Brasil do Atraso", da jornalista Suely Caldas, publicado no jornal O Estado de S. Paulo, de 12/4, que critica o governo Lula por não avançar na solução da ineficiência da máquina pública. Referindo-se ao programa de privatizações do governo FHC, disse: "Nós não queríamos o Estado mínimo, mas o Estado suficiente". (OT)



Cemitério de automóveis



Depois da exibição de reportagem da TV Globo que denuncia haver sido interditado um pátio de estacionamento de veículos apreendidos pelo governo estadual, localizado à beira da represa Guarapiranga, na capital, Adriano Diogo (PT) disse que enviará ofício à Secretaria da Segurança Pública para pedir informações do levantamento que está sendo feito pela SSP para saber qual a situação desses veículos nos três pátios públicos e 14 particulares destinados, em São Paulo, a essa finalidade. A presença das carcaças em área de proteção pode contaminar solo e águas subterrâneas. (OT)



De 20 para 5



A Lei de Proteção aos Mananciais tem que ser atualizada, segundo Luiz Carlos Gondim (PPS), pois, ao proteger essas áreas, às vezes, impede seu desenvolvimento, como é o caso de Salesópolis, que nada recebe pelo fornecimento de água para a capital e tem restrições para projetos urbanísticos. Gondim também comunicou que enviou moção ao governo federal sugerindo que a contrapartida dos municípios que aderirem ao projeto habitacional Minha Casa Minha Vida seja de 5%, e não de 20%, como está estabelecido. Para o deputado, o valor é muito alto para cidades pequenas e pode retirar recursos de áreas estratégicas, como saneamento e transporte. (OT)

alesp