Audiência pública sobre falta de medicamentos


09/03/2010 17:20

Compartilhar:


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa aprovou o pedido do deputado Vanderlei Siraque (PT) para realizar uma audiência pública sobre a falta de medicamentos e outros insumos no Estado de São Paulo. A comissão também definiu que não só a falta de remédios para diabéticos, mas para todas as doenças, será debatida. O descumprimento de ordens judiciais pelo governo do Estado em todos os casos também será discutido. A data da audiência ainda será definida.

A iniciativa foi tomada após encontro do deputado com membros da Associação de Diabetes do ABC (Adiabc), onde foi relatado o descaso do governo do Estado com os portadores da doença. Segundo a entidade, os medicamentos necessários para o tratamento do diabetes não estão sendo distribuídos na rede pública de saúde em São Paulo. Há falta de tiras para automonitorização dos níveis de glicemia, insulina e outros medicamentos essenciais.

Ainda segundo os integrantes da Adiabc, mesmo quando recorrem ao Poder Judiciário para garantir o direito aos medicamentos e ao tratamento adequado, a Secretaria de Estado da Saúde, por meio de seus departamentos, não está cumprindo as ordens judiciais, provocando inúmeros transtornos e agravando o estado de saúde dos pacientes. "A denúncia é grave e a audiência será importante para discussão e encaminhamento sobre os problemas", disse Siraque.



vsiraque@al.sp.gov.br

alesp