Comissão de Saúde aprova projetos para produção de medicamentos


16/02/2011 16:30

Compartilhar:


A Comissão de Saúde e Higiene da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira, 15/2, dois projetos do deputado José Augusto da Silva Ramos (PSDB) que dispõem sobre a produção de medicamentos para prevenção de câncer de pele e tratamento da psoríase pela Fundação para Remédio Popular (Furp). "A iniciativa visa tornar os medicamentos acessíveis à população", disse.

Um dos projetos aprovados pela Comissão de Saúde, da qual José Augusto é membro, refere-se à produção de fotoprotetor solar antirradiação UVA e UVB (raios ultravioleta do Tipo A e do Tipo B) para uso em ações de prevenção do câncer de pele. Segundo o deputado, em 2008, houve 1.303 mortes, sendo 749 homens e 554 mulheres. A estimativa de novos casos da doença para 2010, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, foi de 5.930.

O segundo projeto de José Augusto aprovado pela Comissão de Saúde trata-se da produção de medicamento tópico à base de Alcatrão e Coaltar para tratamento da psoríase. "Atualmente, a psoríase acomete aproximadamente 2% da população mundial, sendo que no Brasil estima-se que atinge mais de 3 milhões de brasileiros, sendo 150 mil só no Estado de São Paulo". José Augusto disse que os medicamentos custam entre R$ 100 e R$ 150, e pessoas mais carentes não têm condições de arcar com esses valores mensais.



joseaugusto@al.sp.gov.br

alesp