Comissão de Assuntos Internacionais elege vice-presidente


30/08/2001 19:52

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Arnaldo Jardim (PPS) foi eleito vice-presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembléia Legislativa, em reunião desta quinta-feira, 30/8. O deputado Milton Flávio (PSDB), presidente da comissão, comunicou que irá à Romênia, de 2 a 10 de setembro de 2001, integrando a comitiva brasileira que participará dos eventos comemorativos da Independência do Brasil, em Bucareste. Milton Flávio afirmou também que a comissão deverá coordenar a ida de parlamentares paulistas à China, à Alemanha, aos Estados Unidos e a Cuba, atendendo a convites dos respectivos governos.

Estiveram presentes à reunião os deputados Rodolfo Costa e Silva (PSDB), Renato Simões e Henrique Pacheco, ambos do PT, Claury Alves da Silva (PTB) e Antonio Salim Curiati (PPB).

Renato Simões informou que irá, juntamente com o deputado Nivaldo Santana (PCdoB), à África do Sul, nos dias 3, 4 e 5 de setembro, representando a Assembléia Legislativa na III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância.

Simões propôs à comissão uma ação conjunta com a Comissão de Direitos Humanos, a qual preside, para debater a legislação em vigor específica para a área, com vistas a sua adaptação às modificações feitas na legislação internacional.

A redução do valor da taxa de embarque, cobrada nos aeroportos do país, para países do Mercosul, foi defendida pelo deputado Henrique Pacheco, que se propôs a definir em próximas reuniões como será encaminhada a questão.

O vice-presidente eleito, Arnaldo Jardim, sugeriu a realização de seminário para debater a participação do Brasil nos grandes blocos econômicos.

alesp