Notas de Plenário


05/10/2006 19:13

Compartilhar:


Voto distrital

Mauro Bragato (PSDB) agradeceu os 110 mil votos recebidos na eleição de 1º/10 que o reconduziram à Assembléia para mais um mandato de quatro anos, a partir de março de 2007. "Quero agradecer principalmente à região de Presidente Prudente, Dracena e Assis e reafirmo meu compromisso de desenvolver um trabalho regional e distrital." O deputado defendeu uma reforma política que estabeleça o voto distrital misto, que, segundo ele, permite maior proximidade entre representante e representado. "Vimos nesta eleição o crescimento dos candidatos do interior e do que podemos classificar de voto distrital. Vamos buscar, como parlamentares, na reivindicação e no encaminhamento da reforma política a mudança. A Assembléia deve trabalhar em favor da reforma política, para que as pessoas entendam para que serve a democracia. Ela não é algo abstrato, é algo concreto. Precisamos trabalhar para que o Congresso Nacional crie juízo e busque fazer a reforma", concluiu Bragato.

"Odiosa discriminação"

Palmiro Mennucci (PPS) fez um apelo aos deputados para que defendam os interesses dos funcionários do Estado e da Assembléia, que o parlamentar considera legítimos. Ele pediu a aprovação de dois projetos de sua autoria, o PL 75/05 e o PL 163/05, que alteram a lei sobre trabalho temporário no âmbito estadual, estabelecendo o direito de esses funcionários gozarem a licença-prêmio e receberem a sexta-parte salarial. Os dois direitos fazem parte do estatuto do funcionalismo público paulista. Para Mennucci, a Constituição Estadual não faz discriminação entre servidores efetivos e comissionados ao estabelecer esses direitos, e o Estado erra ao determinar que cumpram deveres pertinentes ao exercício de suas funções sem respeitar a contrapartida.

Voto distrital 2

"Faço um agradecimento especial às 132.605 pessoas que confiaram em mim e me trouxeram de volta à Assembléia", afirmou Valdomiro Lopes (PSB) ao falar sobre sua eleição para um novo mandato. Lopes disse que 99% de seus votos foram alcançados na região de São José do Rio Preto. "Essa expressiva votação aumenta nossa responsabilidade como deputado regional e distrital", declarou. O parlamentar creditou sua reeleição às leis de sua autoria. "Nosso sucesso eleitoral deve-se, principalmente, à nossa lei que criou o banco de células-tronco no Estado, uma autêntica revolução na medicina para o tratamento de inúmeras doenças, como Alzheimer, Parkinson e infarto, e para o transplante de medula nos casos de leucemia", destacou.

Voto distrital 3

Segundo Vanderlei Siraque (PT), "o resultado das últimas eleições demonstra que o voto distrital existe na prática". O deputado também afirmou que a maioria de seus votos foi dada por eleitores de sua região, o Grande ABC. "Está na hora de pensarmos a organização distrital do Estado", enfatizou. Siraque disse que no programa do seu candidato ao governo do Estado, Aloizio Mercadante, estava incluída a proposta de governos regionais. "Espero que o governador Serra assuma essa idéia", disse. Subsecretarias regionais para as diversas áreas, como educação, segurança, saúde e saneamento básico, podem ser, na avaliação de Vanderlei Siraque, um novo modelo de administração para o Estado. O deputado citou como exemplo de sucesso a Câmara de Desenvolvimento Regional do Grande ABC, que agrega prefeituras da região na busca de soluções comuns para os problemas das diversas cidades.

alesp