Deputada solicita a recuperação das estradas vicinais do Vale do Ribeira


08/03/2004 15:33

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi



A deputada Maria Lúcia Prandi (PT), em indicação ao Governo do Estado, pediu que as estradas vicinais do Vale do Ribeira tenham prioridade de investimentos para facilitar o escoamento da produção local e estimular o crescimento agrícola. A solicitação da parlamentar acontece quando o Governo Federal anuncia a liberação de R$ 3 bilhões, para que estados e municípios promovam melhorias nas estradas.

Em levantamento realizado no ano passado, Prandi concluiu que 300 quilômetros de estradas rurais precisariam ser recuperados ou preservados, apenas no município de Registro e seu entorno. A parlamentar cita também o precário estado das vicinais existentes em Jacupiranga, Ribeira, Sete Barras, Cananéia e Iguape, ressaltando a importância da preservação de alguns trechos e até mesmo a abertura de outros.

"Um dos grandes problemas que os agricultores da região enfrentam, principalmente os pequenos, é a dificuldade de escoamento da produção. Alguns deixam de ampliar a área plantada ou diversificá-la, devido à precária infra-estrutura dos acessos rodoviários", esclarece Prandi. Conforme lembra, a situação piorou depois da extinção do serviço ferroviário, "situação que precisa ser compensada com outras alternativas".

A parlamentar destaca que as atividades agropecuárias são fundamentais para a economia dos municípios do Vale do Ribeira. "No entanto, dado o elevado índice pluviométrico, os produtores e demais usuários das estradas são constantemente prejudicados, chegando a perder parte de suas produções", argumenta.

Ainda de acordo com deputada, os investimentos em obras viárias contribuirão para melhorar a integração do Vale do Ribeira e estimularão o turismo. "Em outra análise, surgem possibilidades concretas de gerar postos de trabalho. Teremos geração de empregos durante a execução das obras e posteriormente. O aumento da produção abrirá vagas no campo, assim como o afluxo turístico é um forte gerador de emprego e receita", analisa.

Finalizando, Maria Lúcia Prandi argumentou que a melhoria das estradas deverá facilitar o controle de áreas verdes, contribuindo para barrar o acelerado desmatamento de várias delas.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp