Capital terá 41 cadeias públicas desativadas


20/02/2004 15:16

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Waldir Agnelllo

O deputado Waldir Agnello (PTB) esteve nesta quinta, 19/2, com o governador do Estado e com os secretários de Administração Penitenciária e da Casa Civil, participando do lançamento de um que projeto que tem por objetivo desativar a carceragem de 41 distritos policiais na cidade de São Paulo.

A meta do projeto é construir Penitenciárias Compactas Duplas nos municípios de Balbinos, Lavínia e Guareí - com entrega prevista para outubro de 2004. Essas unidades abrigarão os detentos das unidades prisionais de Franco da Rocha I e II e de Guarulhos (Adriano Marrey), bem como os presos condenados que, por falta de vagas, encontram-se nos 41 distritos policiais a serem desativados na capital.

As instalações das carceragens desativadas serão adaptadas para funcionar como Delegacias Participativas para atendimento do público, e as unidades prisionais de Franco da Rocha I e II e de Guarulhos serão transformadas em Centros de Detenção Provisória.

De acordo com o secretário Nagashi Furukawa, a desativação dessas cadeias trará segurança à população da Região Metropolitana de São Paulo, não só pela remoção dos 7.300 presos a locais mais adequados, mas também pelo fato de que os policiais que hoje são responsáveis pelos presos serão liberados dessa atividade para prestar assistência à população nas ruas. Outro aspecto positivo é o de que essas penitenciárias oferecerão uma situação mais humana aos detentos, proporcionando inclusive maiores condições de ressocialização.

O custo de execução do Projeto, englobando obras, equipamentos, montagem e locomoção dos presos é da ordem de 110 milhões de reais - a serem custeados pelo Estado. A expectativa do governador é de que os próximos centros possam contar com recursos das Parcerias Público-Privadas.

Durante o encontro também foram entregues viaturas, coletes de proteção balística, algemas, rádios HT's e estações de rádio fixas para as penitenciárias instaladas do Estado, somando um investimento de mais de 5 milhões de reais.

wagnello@al.sp.gov.br

alesp