Fórum São Paulo Século XXI reuniu estudantes e especialistas para debater cidadania e educação


30/11/2000 13:55

Compartilhar:


O grupo temático Cidadania, do /n+/Fórum São Paulo Século XXI/n-/ /a+/http://www.al.sp.gov.br/forum/forumxxi.htm/l+/(clique aqui para acessar)/a-/, realizou nesta quinta-feira, 30/11, o seminário aberto "Cidadania: Educando para o Século XXI". A mesa de debates foi composta pelos deputados Claury Alves Silva (PTB) e Dimas Ramalho (PPS); Roberto Lima, jornalista da TV Assembléia (mediador); Hubert Alqueres, sSecretário adjunto da Educação; Roberto Vomero Mônaco, da Subcomissão da Criança e Adolescente da OAB; Henrique Lewandowiski, desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e Dina Lida Kinoshita. No auditório Teotônio Vilela, cerca de cem estudantes das escolas estaduais Padre Manoel da Nóbrega, do bairro da Casa Verde, e Professor Wolny de Carvalho Ramos, da Água Rasa, também participaram do debate, com perguntas que abordaram desde o ensino universitário até o salário mínimo.

Diversos aspectos de cidadania e educação foram enfocados. O desembargador Lewandowiski propôs a criação de um programa de visita dos estudantes de todo o Estado aos juizados civis e criminais, que, a exemplo do que acontece no Parlamento Jovem, promova a integração entre os jovens e o poder público. "Cidadania é participar das decisões e para isso precisamos estar informados", disse o desembargador.

Para o secretário Alqueres, o exercício da cidadania começa na escola. "A boa escola funciona quando tem pernas próprias. Cabe ao Estado fornecer a retaguarda material", disse. Ele destacou o trabalho das escolas-pólo, que estão permanentemente abertas à participação da comunidade, promovendo atividades de lazer e arrecadando alimentos, por exemplo.

"Um ato de cidadania é estudar para entender o que está acontecendo no mundo e nele atuar", resumiu Dina Kinoshita, conselheira do grupo temático. O advogado Roberto Mônaco concorda. "Se não se permitir o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, não se formará o cidadão", afirmou.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Assembléia. Além de apresentar reportagens e depoimentos num telão, o debate contou com a participação

de estudantes e professores de toda a rede pública por fax e e-mail.

alesp