Deputados vão averiguar superlotação em cadeia de Mogi


24/06/2005 13:53

Compartilhar:


A Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa vai se deslocar, nos próximos dias, à cidade de Mogi-Guaçu para tratar da superlotação da cadeia pública daquele município. O deputado Vanderlei Siraque (PT), vice-presidente da Comissão, recebeu, na última terça-feira, 21/6, em seu gabinete, um grupo de lideranças de Mogi-Guaçu, que reivindicou providências urgentes para o problema.

Siraque requereu à Comissão uma diligência àquela cidade. O requerimento foi aprovado na reunião da última quarta-feira, 22/6. A cadeia pública de Mogi-Guaçu, que tem capacidade para abrigar 24 presos, atualmente está com 224. "Isto é inadmissível. Uma situação como esta só reflete a falência que se encontra o sistema prisional do Estado e o péssimo emprego das verbas públicas", afirma o deputado.

Segundo a comitiva que esteve na Assembléia Legislativa, o governo do Estado desativou carceragens em várias cidades vizinhas, superlotando a de Embu-Guaçu. "Os presos estão submetidos a condições subumanas. Tem gente algemada nos corredores", destaca Siraque.

O juiz corregedor da cidade já determinou a interdição do estabelecimento. No entanto, a cadeia está proibida de receber novos detentos, o que não abranda os problemas.

A data do deslocamento será definida na próxima semana.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp