Deputada cobra vestibulinho para curso técnico em Guarujá


29/04/2005 10:16

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está cobrando do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) a abertura do vestibulinho para o curso de Manutenção de Aeronaves. A parlamentar tomou a iniciativa após a divulgação do início das inscrições para o exame de seleção das escolas técnicas, sem incluir o curso, ministrado há 30 anos em Guarujá. No início desse ano, o Centro Paula Souza garantiu a abertura de uma nova turma para o segundo semestre.

"Este compromisso foi assumido pelo secretário Meirelles e pela superintendente do Paula Souza. Agora, chegou o momento de passar do discurso à prática. Não é possível que uma vez mais a juventude de Guarujá seja aviltada", desabafa a deputada Prandi. Desde 1998, ela e um grupo de pais, estudantes e professores lutam pela sobrevivência do curso.

Em fevereiro, houve duas reuniões para discutir a abertura de uma nova turma a partir do segundo semestre desse ano. Numa delas, o próprio secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, garantiu que uma classe seria criada em agosto. "Chegou até ser anunciada uma pomposa aula inaugural. Quiseram chegar ao topo da escada, sem passar pelos primeiros degraus."

Em outro encontro, foi a vez da superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, reiterar o compromisso. O CEETEPS é o órgão do Governo do Estado responsável pelo ensino técnico e está subordinado à secretaria. Nesta última audiência, realizada no dia 17 de fevereiro, ficou acertado que o Centro faria uma reunião de trabalho com o Departamento de Aviação Civil (DAC), para apresentar a proposta curricular e obter a autorização para reabertura do curso.

Esta nova autorização seria necessária, porque houve uma mudança na Secretaria responsável pelo curso, que antes era ligado à pasta da Educação.

Para a parlamentar, o Governo estadual está cometendo um verdadeiro crime contra os jovens de Guarujá. "Estou mantendo contato com o prefeito Farid Madi para unirmos forças em defesa desse curso, que pode ser considerado um verdadeiro patrimônio da cidade", enfatiza Maria Lúcia, destacando que a história repete o que ocorreu em 2004.

"O que não se compreende são as razões dessa perseguição com um curso coroado de êxitos, que se tornou referência nacional na capacitação de jovens para um setor extramente exigente e competitivo", argumenta a parlamentar. Criado em 1975, o curso formou cerca de 600 profissionais, quase 80% deles absorvidos pelo mercado de trabalho.

A Embraer é a empresa que mais absorve profissionais formados em Guarujá, mas há ex-alunos da unidade em gigantes da aviação nacional e internacional, como as brasileiras Varig, TAM e Gol, as norte-americanas United Air Lines e Continental, e a irlandesa Omega, onde o gerente de manutenção é formado pela escola.

"É lamentável que uma história tão brilhante seja descartada. Mais triste ainda é que, ao invés de estarmos organizando a festa pelos 30 anos do curso, tenhamos que lutar pela sua sobrevivência. Esta é uma das raras oportunidades que os jovens de classes sociais menos privilegiadas têm para acessar uma carreira profissional de ponta. Não vamos dar trégua até que uma nova turma seja reaberta", conclui a deputada Prandi.

e-mail: mlprandi@al.sp,gov,br

alesp