Curso de Manutenção de Aeronaves será mantido em Guarujá


11/02/2005 16:07

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, João Carlos de Souza Meirelles, garantiu a continuidade do Curso de Manutenção de Aeronaves da Escola Estadual Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, em Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, com vestibular no primeiro semestre deste ano para que as aulas comecem em agosto. A afirmação foi dada durante audiência na quarta-feira, 9/2, com os deputados Fausto Figueira (estadual) e Mariângela Duarte (federal), ambos do PT, o vereador Romazzini (PT/Guarujá) e o coordenador da escola, José Gonçalves dos Santos, na sede da secretaria, em São Paulo.

A garantia pôs fim à indefinição em relação ao único curso gratuito de formação de mecânicos de aeronaves do Brasil, desenvolvido com o apoio da Base Aérea que funcionou durante 30 anos. O treinamento teórico e prático formou a última turma em julho do ano passado, desde que o Governo do Estado transferiu todos os cursos técnicos que funcionavam em unidades da Secretaria de Educação para a responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia. Além do retorno das aulas, Meirelles afirmou que a Secretaria adaptará o curso à tecnologia das novas aeronaves.

"O Governo do Estado ao reabrir a escola resgata para Guarujá a possibilidade de ensino e geração de empregos que teria sido perdida com a desativação. A cidade não poderia ficar sem esta fonte formadora de mão-de-obra especializada, que já formou quase mil alunos, muitos deles disputados pelas empresas nacionais e internacionais de aviação, além da Embraer", afirmou Figueira após a audiência.

Figueira já havia participado de uma audiência com Meirelles sobre o assunto, em novembro de 2004. No início do ano passado, o deputado também encaminhou requerimento de informação ao secretário de Educação, Gabriel Chalita, para que prestasse informações sobre o eventual fechamento do curso. No trabalho, questionava também o fim das únicas classes de educação especial para alunos com deficiência auditiva e mental, na escola.

ffigueira@al.sp.gov.br

alesp