Conferência do ministro Graziano abre atividades da Comissão de Representação para o Programa Fome Zero no Estado


23/04/2003 19:30

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Conferência do ministro extraordinário da Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, que acontece na próxima sexta-feira, 25/4, às 10 horas, na Assembléia Legislativa de São Paulo, marcará o início de atividades da Comissão Parlamentar de Representação que acompanhará a implantação do Programa Fome Zero em São Paulo. Criada por iniciativa da deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT), a Comissão também desenvolverá atividades que buscão conscientizar a sociedade para a importância do envolvimento nas iniciativas de combate à fome.



"No momento em que todo o País discute e reflete sobre o drama da fome no Brasil, a Assembléia Legislativa de São Paulo insere-se nos debates e no esforço para encontrar alternativas", destaca a deputada Prandi. Conforme enfatiza, o 'Fome Zero' vai muito além da simples distribuição de dinheiro para compra de alimentos ou de cestas básicas: "O programa inclui uma série de ações estruturais que objetivam garantir meios para que as pessoas possam se auto-sustentar, deixando de depender de ações assistencialistas".



Para Maria Lúcia Prandi, há que se articular esforços de diferentes esferas, com ênfase na necessidade de incentivar a criação de conselhos municipais de Segurança Alimentar. "A participação de todos é a certeza de avanços e da conquista de uma sociedade mais justa e solidária", argumenta.



A parlamentar menciona que, mesmo no Estado de São Paulo, classificado como sendo o mais desenvolvido da Nação, existem escandalosos bolsões de pobreza. "Encontramos cidades com alguns dos piores indicadores sociais do País, equiparados aos encontrados no sertão nordestino", ressalta, citando Itapirapuã Paulista, que é a última do Estado no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M).

alesp