Deputado propõe Política de Incentivo ao Turismo para o Idoso


08/10/2004 18:03


O deputado estadual Giba Marson (PV) é autor do Projeto de Lei 536/2004, que dispõe sobre a Política Estadual de Incentivo ao Turismo para o Idoso. O objetivo da propositura é fomentar a criação de atividades turísticas específicas para pessoas com mais de 60 anos.

Com vistas a contribuir para uma melhor qualidade de vida na terceira idade, o deputado propõe que o governo estadual estabeleça as normas e diretrizes que irão nortear os programas governamentais e os empreendimentos privados voltados para os idosos.

Giba Marson sugere a criação de roteiros devidamente planejados de acordo com os interesses e condições dos aposentados e das pessoas com mais de 60 anos, como o turismo histórico, cultural, rural, religioso, esportivo, de saúde, de negócios, além do turismo gastronômico e ecológico, uma vez que, segundo o deputado, o Estado de São Paulo é potencialmente promissor neste sentido.

"O turismo para o idoso deverá ser parte integrante da política de desenvolvimento turístico do Estado de São Paulo. Além de favorecer o envelhecimento saudável, com qualidade de vida, respeito e dignidade, o projeto também tem como finalidade a geração de emprego e renda nas mais variadas regiões do Estado", explicou o deputado.

Desenvolvimento regional

Para Giba Marson, o aumento da oferta de viagens para os idosos representa uma importante alternativa para o setor de turismo e serviços em todo o Estado, com reflexos positivos na criação de postos de trabalho diretos e indiretos e na arrecadação de impostos, incrementando assim o desenvolvimento econômico de cada região.

De acordo com o projeto, a Política Estadual de Incentivo ao Turismo para o Idoso deverá levar em conta os princípios do desenvolvimento sustentável e estimular o ecoturismo em áreas naturais e naquelas consideradas patrimônio histórico e cultural.

Além disso, deverão ser realizadas campanhas que promovam a qualificação dos produtos oferecidos à terceira idade por meio de cursos de capacitação e organização empresarial para os profissionais da área.

O planejamento de atividades turísticas adequadas aos idosos e a redução do preço das tarifas estão igualmente previstos no projeto de Giba Marson, que defende ainda a realização de parcerias com empresas, associações, sindicatos e instituições públicas estaduais e municipais para a implantação de iniciativas ou serviços voltados ao turismo da Terceira Idade.