APAE de Santa Bárbara D'Oeste faz convênio com Ministério da Saúde


18/02/2004 17:08

Compartilhar:


Da Assessoria do deputado Roberto Engler

De acordo com o deputado Roberto Engler (PSDB) uma das maiores unidades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs) do Estado poderá, em breve, ser credenciada como Centro de Referência de Atendimento da pessoa portadora de deficiência mental e física (nível intermediário) e autismo.

A presidente da APAE daquele município, Eliana de Oliveira Brito, havia preparado projeto detalhado para o credenciamento da instituição ao SUS mas, conforme ela explicou, se o parlamentar não tivesse interferido junto ao secretário o credenciamento poderia demorar meses. O trânsito do projeto de Santa Bárbara é, em primeira instância, na DIR XII-Campinas, depois na Secretaria Estadual da Saúde, para só então ser encaminhado ao Ministério da Saúde. "Com o compromisso do secretário, temos a garantia que o trâmite do processo será rápido e a APAE de Santa Bárbara entrará para o rol das instituições mais capacitadas do Estado, como as de Batatais, Bauru e Ribeirão Pires", comemorou Engler.

Eliana Brito explicou que os atendimentos aos deficientes serão realizados individualmente ou em grupos, "conforme a necessidade e a intensidade do transtorno". Os resultados se traduzem na reabilitação funcional, no treino de habilidades que estimulam o desenvolvimento social proporcionando seu interesse pelo ambiente, pessoas e objetos. Além disso, promovem a assimilação e compreensão da linguagem, desenvolvimento de hábitos de vida diária e cuidados pessoais, auto suficiência e aquisição de controle postural, agilidade e equilíbrio.

Para o deputado Roberto Engler, esta é uma grande conquista para a APAE de Santa Bárbara, que já possui condições para oferecer o programa, faltando apenas recursos financeiros. "E os resultados satisfatórios do convênio beneficiarão não apenas os pacientes e seus familiares, mas toda a comunidade barbarense, tendo em vista a possibilidade de inclusão social contida na proposta", disse o parlamentar.

rengler@al.sp.gov.br

alesp