Assembléia recepciona estudantes do Parlamento Jovem 2000


23/11/2000 19:47

Compartilhar:


Os 94 estudantes do Parlamento Jovem 2000 participaram nesta quinta-feira, na Assembléia Legislativa, da cerimônia de recepção e do treinamento da sessão plenária, que acontece nesta sexta-feira, 24/11, a partir das 10 horas. Acompanhados de professores e familiares, o grupo foi recebido no Hall Monumental da Assembléia pela fanfarra da Escola estadual Prof. Armando Gaban, de Osasco, e por uma comissão de deputados estaduais liderada pelo presidente Vanderlei Macris (PSDB).

Ao saudar os deputados jovens, Macris lembrou que a segunda edição do Parlamento Jovem é a prova de que o projeto já está incorporado à "cultura da Assembléia Legislativa". O presidente destacou que o Poder Legislativo é o mais democrático dos Poderes, por ter representantes do povo e de diferentes ideologias, e que os jovens vão aprender um pouco do que é o regime democrático. "Vocês (jovens) vão aprender o dia-a-dia da Assembléia e vão construir uma consciência cívica. O futuro de nossa democracia depende de vocês", discursou o presidente.

O líder do PCdoB na Assembléia, Jamil Murad, lembrou que a participação dos jovens na política é um sinal de renovação. "O caminho não é a droga, o caminho não é o crime, o caminho não é a alienação. O caminho é a participação do conjunto dos jovens como representantes da sociedade", afirmou Murad. A deputada Célia Leão, um dos autores do projeto, falou aos jovens sobre a importância do deputado. "Fomos eleitos pelo voto popular e somos pessoas comprometidas com a sociedade", reforçou a deputada. Para encerrar, o líder do governo, Milton Flávio falou em nome do governador Mário Covas, que não compareceu à cerimônia porque está se recuperando da cirurgia a que se submeteu.

A recepção aos deputados também foi assistida pelos integrantes da CPI federal que investiga o roubo de cargas em transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário no país. Após a cerimônia, os deputados jovens visitaram as dependências da Assembléia e participaram do programa de treinamento da sessão plenária. Os estudantes conheceram o plenário Juscelino Kubitschek, local onde são realizadas as sessões, e receberam instruções sobre o funcionamento do painel eletrônico de votação e a dinâmica do Legislativo paulista. O treinamento foi ministrado pelo secretário-geral parlamentar da Assembléia, Auro Augusto Caliman.

alesp