Nesta sexta-feira à noite, solene comemora 150 anos de Presbiterianismo


06/08/2009 18:24

Compartilhar:


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza nesta sexta-feira, às 20h, no Plenário Juscelino Kubitschek, sessão solene com a finalidade de comemorar os 150 anos do Presbiterianismo no Brasil e o quinto centenário de nascimento de João Calvino. A homenagem foi solicitada pelo deputado Vaz de Lima, do PSDB, líder do Governo e pastor jubilado da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. A cerimônia é aberta ao público.

No dia 12 de agosto de 1859, desembarcou na cidade do Rio de Janeiro o reverendo Ashbel Green Simonton, o primeiro missionário enviado pela Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos ao nosso país.

Nesses 150 anos, os presbiterianos estabeleceram inúmeras igrejas no território nacional, e formaram várias denominações, sempre com a preocupação de proclamar a mensagem do Evangelho.

A presença do Presbiterianismo no Brasil não se limita ao âmbito religioso, é muito mais ampla. Os presbiterianos estabeleceram inúmeras instituições de ensino e hospitais. Tiveram sempre atuação social, a começar por manifestações em favor do fim da escravidão. Atualmente, somadas todas as denominações, os presbiterianos representam cerca de um milhão de brasileiros.

Calvino nasceu na França em 1509 e foi, junto com Lutero, um dos grandes líderes intelectuais da Reforma Protestante do século 16. Sua principal obra, "A Instituição da Religião Cristã", foi lançada recentemente no Brasil pela Editora Unesp. É uma nova tradução, com base no texto em latim de 1559, a última versão latina.



vlima@al.sp.gov.br

alesp