Apostila da CDHU estabelece padrão de construção


13/04/2010 17:26

Compartilhar:


O deputado Antonio Salim Curiati (PP) recebeu do secretário estadual da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krahënbuhl, exemplares de duas publicações editadas pelos órgãos por ele administrados. A primeira, denominada Desenho Universal, estabelece normas e padrões para a edificação de casas populares, com destaque para moradias voltadas àqueles que possuem mobilidade reduzida. Segundo o deputado, é uma apostila de fácil compreensão, que propõe uma construção viável, a preço interessante e que, resolverá, em sua opinião, as dificuldades dos que apresentam esses problemas de saúde. "É necessário lembrar", diz Curiati, "que o programa Vila Dignidade foi concebido com base no conceito de Desenho Universal, e que a viabilidade do mesmo só foi possível graças ao Projeto 818/1999, transformado na Lei 12.222/2006, que criou o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, de autoria do parlamentar.

A segunda cartilha, denominada Ação Integrada e Responsabilidade Compartilhada, orienta os administradores municipais a implantar, obter recursos e estabelecer parceiros, para que os programas habitacionais, tão necessários e desejados pelos seus moradores, sejam efetivados. "Com esse exemplar, a autoridade de um município toma o devido conhecimento de como agir e trazer aos seus a realização do sonho da "casa própria", afirma Curiati.

Essas publicações, segundo o parlamentar, são o resultado de um trabalho dedicado, do qual faz parte Antonio Lajarin, e tem forte teor social, "exatamente como deve ser o de qualquer administração que se preocupa com sua população, essa tão esquecida e necessitada, e que vê, agora, uma luz no fim do túnel", conclui o deputado.



scuriati@al.sp.gov.br

alesp