Da Tribuna


22/03/2010 22:17

Compartilhar:


Urnas nos quartéis



Olimpio Gomes (PDT) comentou a mobilização para que o Tribunal Superior Eleitoral possibilite o voto em trânsito para os policiais militares. "Aproximadamente 25% do efetivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo não trabalha exatamente onde reside ou onde tem o seu domicílio eleitoral", disse, acrescentando que no dia das eleições eles costumam ficar de plantão. A instalação de urnas eletrônicas nos quartéis garantiria o direito à cidadania dos policiais. De acordo com o deputado, "até os presos sem sentença definitiva podem exercer o direito de voto por meio das urnas eletrônicas instaladas nos Centros de Detenção Provisória". (DB)



"Aberração jurídica"



Carlos Giannazi (PSOL) apelou aos líderes partidários para que não cometam mais um crime contra os trabalhadores do Estado, ao aprovar, nesta terça-feira, o PL 1.322/2009, que acaba com a carteira previdenciária dos serventuários dos cartórios, proposta que considera uma "aberração jurídica". "É uma carteira histórica, que existe desde 1949, e agora está sendo ameaçada de extinção", afirma Giannazi. De acordo com o deputado, esse PL prejudicará mais de dez mil trabalhadores, que terão sua previdência esfacelada. "Nós, da bancada do PSOL, exigimos a imediata retirada desse projeto criminoso", concluiu o deputado. (DB)



Cartorários e professores



A extinção da carteira de previdência dos serventurários dos cartórios obedece a uma necessidade legal, esclareceu Milton Flávio (PSDB), que disse que o Ministério da Previdência foi consultado e chegou-se à conclusão de que não há outra saída. Ele ainda lembrou que essas carteiras sempre dependeram do auxílio do governo estadual para se manterem, o que não considera justo para com a população paulista. Flávio ainda anunciou o pagamento de bônus aos professores estaduais, em valores 10% acima dos pagos em 2009, e disse que os professores podem chegar ao fim da carreira com 100% de aumento sobre o salário-base. (MF)



Abandono



Olimpio Gomes (PDT) lamentou a forma "desumana" com que o governo do Estado trata os servidores estaduais, em especial os policiais. Como exemplo, citou o corte no pagamento de benefícios, como o Adicional de Local de Exercício, aos policiais afastados por terem sido baleados em decorrência de sua profissão. "O que dizer às famílias desses policiais que precisam de adaptação?" Olimpio lembrou que o governador deve se licenciar em poucos dias e disse: "Policiais e servidores que tiverem vergonha dirão não a essa mancha negra e ao seu partido". (LP)

alesp