Requerimento pede informações sobre UTIs neonatais


08/11/2010 16:15

Compartilhar:


Nesta semana, o líder do PRB, Gilmaci Santos, encaminhou requerimento à Secretaria da Saúde pedindo informações sobre as unidades de terapia intensiva (UTI) neonatais e pediátricas mantidas pelo Sistema Único de Saúde no Estado de São Paulo.

Segundo o deputado, o Requerimento 224/2010 foi feito com base em denúncias de mães atendidas por seu gabinete. Uma delas disse que seu filho aguardava uma vaga em UTI. "Quando procuramos maiores informações sobre esse caso, descobrimos que, na mesma semana, outras 17 crianças estavam na mesma situação", lembrou Santos.

No requerimento, o parlamentar fez questionamentos sobre a demanda das UTIs, a quantidade de pacientes na lista de espera e o tempo que eles aguardam por esse atendimento. Segundo o Ministério da Saúde, 70% das mortes de recém-nascidos ocorrem por causas evitáveis. Neste ano, 40 crianças morreram na cidade de Imperatriz (MA), à espera de um leito de UTI neonatal.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, cada vez mais as mortes de recém-nascidos representam a maioria nas estatísticas de óbitos entre crianças de até um ano.

Hospitais de cidades como Araçatuba, Catanduva, Fernandópolis e São José do Rio Preto convivem com a situação de superlotação de suas unidades de atendimento neonatal e pediátrico.



gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp