Projetos dos Partido da Saúde

Parlamento Jovem 2011
04/11/2011 16:32

Compartilhar:


Atendimento Veterinário - PL 84/2011



O deputado jovem Dirceu Campos, da Etec João Belarmino, de Amparo, prevê a criação do Sistema de Atendimento Veterinário (SAV) para os animais pertencentes à população de baixa renda. Segundo Dirceu, para se ter um tratamento veterinário é necessário pagar e, por isso, alguns proprietários acabam deixando o animal doente, abandonado ou machucado. Além disso, para o deputado jovem, o plano visa prevenir doenças logo no início, diminuindo assim a quantidade de animais doentes, tornando melhor a vida desses animais.



Prevenção do Uso do Narguilé - PL 85/2011



João Cunha, da Etec Antonio de Padua Cardoso, do município de Batatais, apresentou proposta que institui a Campanha de Prevenção do Uso do Narguilé em toda a rede escolar estadual. Segundo Cunha, pesquisa da Secretaria da Saúde do Estado apontou que 37% dos jovens paulistas são usuários de narguilé. "A fumaça do narguilé aspirada pelo usuário é composta por 100 vezes mais alcatrão, quatro vezes mais nicotina e 11 vezes mais monóxido de carbono. A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que a fumaça inalada em uma sessão corresponde à inalação de 100 a 200 cigarros", justificou.



Doação de medula óssea - PL 86/2011



Luiza Santos, do Instituto de Educação Dom Bosco, no município de Santos, apresentou projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade de toda a rede de ensino do Estado realizar palestras de conscientização acerca da doação de medula óssea e, assim, incentivar essa prática. "Para o doador, os riscos são muito poucos, pois há um acompanhamento. São apenas duas horas de nossas vidas para proporcionar a outra pessoa uma vida inteira", disse em sua justificativa.



Medicamentos de baixo custo - PL 87/2011



"O programa estadual de utilização de fitoterápicos e plantas medicinais tem por objetivo a utilização de fitoterápicos e plantas medicinais pelo Sistema Único de Saúde no Estado a fim de aprimorar o acesso à medicação de baixo custo, igual qualidade e eficácia para toda população", justificou a deputada jovem Mariana Paes, do Colégio Nossa Senhora da Divina Providência, do município de Peruíbe. Segundo ela, o projeto também beneficiará os pequenos produtores rurais, que terão maior espaço no mercado de trabalho por meio da venda de seus produtos.



Prevenção da osteoporose - PL 88/2011



Maur Paiva, da EE Prof. Plínio Berardo, na cidade de Jardinópolis, apresentou proposta que institui o Programa de Prevenção, Controle e Orientação concernentes à Osteoporose. Por meio do programa, seminários serão realizados anualmente, de modo a estabelecer um marco para a abordagem da doença e para a divulgação das políticas públicas desenvolvidas sobre o assunto, explicou Paiva. "Se não for prevenida precocemente, a perda de massa óssea aumenta progressivamente. Quando a doença é diagnosticada na fase senil, muito pouco ou nada pode ser feito", alertou.



Investimento na saúde - PL 89/2011



A proposta apresentada por Rafaela Oliveira, da EE Dr. Alfredo Pujol, no município de Pindamonhangaba, determina nos municípios com mais de cem mil habitantes do Estado a construção de hospitais de ponta para atendimento de jovens de 12 a 20 anos de idade. O projeto também prevê medicamentos gratuitos aos jovens em situação econômica desfavorável. "Para que não haja mais reclamações de superlotação nos hospitais, de falta de medicamentos, fila enorme para o atendimento e médicos pediatras sem profissionalismo nenhum e/ou incapazes de cumprir com êxito o seu serviço", justificou.



Medicina preventiva - PL 90/2011



Ruan Santos, do Centro Educacional Sesi 411, da cidade de Taubaté, propôs a inclusão da vacina contra HPV no calendário oficial de vacinação da Secretaria da Saúde do Estado. Segundo sua justificativa, "o vírus do papiloma humano está presente em 94% dos casos de câncer do colo do útero, que é o terceiro que mais mata no Brasil". Por isso, ele considera "inquestionável a necessidade de investimento em medicina preventiva, na qual a vacina se destaca como única alternativa de imunização".



Mais postos de saúde - PL 91/2011



Em seu projeto, Tatiane Oliveira, da EE Sadamita Ivassaki, na cidade de São Miguel Arcanjo, propôs a obrigatoriedade de manter postos de saúde na zona rural com concentração populacional acima dois mil habitantes. "Todo cidadão tem direito a atendimento médico gratuito e de qualidade. Porém, os moradores das zonas rurais ficam à mercê de favores de amigos para que possam usufruir desse direito constitucional, justificou. A proposta também prevê a instalação de farmácias populares próximas aos postos de saúde.



Exames preventivos nas escolas - PL 92/2011



Aluna da EE Prof. Timótheo Silva, do município de Aguas da Prata, Thaynara Cocovilo apresentou projeto que determina a realização de exames preventivos básicos de saúde, como de diabetes e de hipertensão, nas escolas estaduais. Para ela, "a precocidade do diagnóstico minimiza custos das unidades de saúde e melhora a qualidade de vida dos cidadãos". A propositura garante atendimento apenas aos alunos regularmente matriculados na escola.



Combate à obesidade - PL 93/2011



Virginia Frasson, da EE João Ometto, de Iracemápolis, apresentou proposta que autoriza a criação da Semana Estadual de Combate e Prevenção à Obesidade, que tem a finalidade de conscientizar os professores da rede de ensino infantil, fundamental e médio, os alunos e pais, através de procedimentos informativos e educativos sobre os males provocados pela obesidade infantil, suas causas, consequências e formas de evitá-la. "Se a prevenção da obesidade infantil se der no início de sua manifestação, problemas como o preconceito sofrido pela criança obesa e casos de bullying podem ser evitados", justificou.

alesp