Projeto de lei fixa normas para construção de unidades escolares


04/09/2001 16:32


DA ASSESSORIA

O deputado Paschoal Thomeu (PTB) apresentou projeto de lei que fixa novas normas para a construção de unidades escolares, incluindo zeladorias nos projetos de engenharia das escolas a serem construídas pelo governo do Estado. A preocupação de Thomeu está centrada no alto índice de violência contra esses prédios públicos, que se encontram à mercê de vândalos que depredam as escolas, ocasionando, além da insegurança de alunos e funcionários, uma grande despesa com manutenção.

Com a construção de zeladorias nas escolas, sempre haverá a presença do zelador, inclusive nos finais de semana, período em que mais acontecem ataques aos prédios escolares. "Não podemos esperar apenas da segurança pública iniciativas de combate à violência nas escolas, é preciso criar outros mecanismos que minimizem este problema", afirmou o deputado.

Thomeu informa que, de acordo com pesquisas efetuadas pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), 49,2% das 6.700 escolas públicas paulistas sofreram algum tipo de violência ou foram palco de atos de vandalismo. Esses dados são corroborados pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação (CNTE), que constatou que 48% das escolas registraram ocorrência de violência.