O rigor do pensamento de Odetto Guersoni ajusta-se perfeitamente ao rigor técnico da geometria

Emanuel von Lauenstein Massarani
24/04/2003 17:51

Compartilhar:


As obras de Odetto Guersoni alcançam um alto grau de esteticidade, se apresentam completas na forma e revelam uma preparação de base, uma madura meditação que abrem as possibilidades de invenção do processo tecnológico aplicado à arte.

Com essas premissas, o artista se qualifica ao interior do mundo da arte e realiza uma produção de excelente qualidade que encontra uma sua continuidade histórica do "construtivismo". Perseguindo a formulação de desenhos geométricos, projetados mediante aqueles elementos que se inclinam a um aprofundamento plástico, composto, cromático e de estruturação arquitetônica, Guersoni põe de lado qualquer emoção expressionista.

Não há dúvida que esse conjunto de fatores alcançam uma expressividade graças ao uso de técnicas que ajudam a atividade artística sem trazer qualquer discrepância entre as necessidades criativas e os singulares elementos do contexto.

Odetto Guersoni, é um gráfico por excelência e faz de seus quadros uma continua variação sobre motivos rítmicos de formas e de cores enquanto recupera sobre a tela ou sobre o papel, certos efeitos volumétricos brilhantemente sustentados pelas graduações das cores acrílicas.

O crítico Jacob Klintowitz, escreve a propósito que: "O artista trabalha com poucas matrizes, transformando-as em módulos que passa a combinar. Ele as justapões, acrescenta, altera no cromático e, com isso, compõe a sua obra. E, o resultado final, são mandalas e geometrias estruturais. O artista aproxima-se de imagens arquetipais e ancestrais. São símbolos e marcas ressurgidas das escritas antigas. E, nesse aflorar, nesse pôr-se à disposição do artista, a sua elaboração e técnica são atuais".

O rigor técnico e o da imagem são uma constante que podemos observar tanto na obra "Vibração II" quanto em "Gradação Justaposta XXXIV", doadas ao Acervo Artístico do Parlamento Paulista, onde também "o rigor do pensamento ajusta-se perfeitamente à geometria".

O Artista

Gravador, pintor e desenhista, Odetto Guersoni nasceu em Jaboticabal no ano de 1924. Estudou no Liceu de Artes e Ofícios, em São Paulo, aperfeiçoando-se em Paris, com Cottet em 1948, onde tomou parte da coletiva Peintres et Graveurs Étrangers, organizada por Jean Cassou.

Foi vice-presidente do Núcleo dos Gravadores de São Paulo (NUGRASP), entre 1962 e 1965, e em 1975 representou o Brasil no I Encontro de Gravura da Bacia do Prata. Foi um dos iniciadores, em 1950, da Oficina de Arte (ODA).

Realizou 52 exposições individuais, sendo 36 no Brasil e 16 no exterior. Participou de 10 Bienais nacionais e de 21 internacionais, além de 62 exposições coletivas no exterior. Possui trabalhos em 16 museus brasileiros e em 19 museus estrangeiros. Foi premiado em inúmeras Bienais internacionais e em diversos salões brasileiros.

Praticou todas as técnicas gráficas, dedicando-se com mais afinco à xilogravura. Na década de 60 criou e desenvolveu uma nova técnica de gravura que passou a denominar de "plastigrafia". Foi um dos iniciadores do emprego de modulas na gravura e desenvolveu uma linha de concepção de trabalhos únicos, denominada "xilo-modular", com a montagem de fragmentos de gravuras de sua autoria.

alesp