Palestra sobre sustentabilidade econômica e qualidade de vida


28/10/2003 19:42

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Hazel Henderson, economista de renome internacional, especializada em desenvolvimento, encontra-se no Brasil para participar do ICONS 2003 - Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida --, que reunirá em Curitiba (PR), de 26 a 29/10, estatísticos, acadêmicos, cientistas e pensadores de vários países.

A convite da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, a economista realizará palestra no Auditório Teotônio Vilela sobre "Indicadores de Sustentabilidade e Qualidade de Vida", com a participação do Conselho Consultivo do Fórum Legislativo de Desenvolvimento Econômico Sustentado, do Fórum Parlamentar pela Cultura da Paz e do Conselho Parlamentar de Comunidades de Raízes e Culturas Estrangeiras. Pelo interesse despertado por tema de notável atualidade, os organizadores contam com o comparecimento de deputados, assessores e outros funcionários da Casa.

Henderson estará expondo seu pensamento nesta quarta-feira, a partir das 14 horas.

Quem é Hazel Herderson

A Dra. Henzel Henderson é uma futurista de renome internacional, economista especialista em desenvolvimento, colunista publicada no mundo inteiro, consultora em desenvolvimento sustentável, autora de "Além da Globalização" entre outros livros. Seus editoriais são publicados em 27 línguas e em mais de 400 jornais filiados à Agência de Notícias Internacional Interpress Service. Publica artigos em mais de 250 jornais incluindo o Harvard Business Reviw, New York Times ,Christian Science Monitor, Challenge, Mainich (Japão), El Diario (Venezuela), World Economic Herald (China) e Australian Financial Review. Seus livros estão traduzidos para o alemão, espanhol, japonês, holandês, sueco, coreano, português e chinês.

Ela faz parte de diversos conselhos editoriais incluindo: Futures Reasearch Quaterly, The State of Future Report, e The Invironmental Magazine (EUA) , Resurgence and Futures ( Reino Unido), e World Paper (que publica mensalmente nos 25 maiores jornais da Europa, Ásia, África e América Latina). É membro da Academia Internacional de Administração e co-edita, com Harlan Cleveland e Inge Kaul, o Report of the Global Commission to Fund The United Nations. Ela também participa de vários conselhos, como o do World Watch Institute(1975-2001), Calvert Social Investiment Fund, Cousteau Society, The New Economics Foundation (Londres) e WETV ( Ottawa, Canada).

A primeira versão apresentada por Hazel Henderson de Indicadores Futuros de Países (Country Futures Indicators-CFI), uma alternativa para o Produto Interno Bruto - PIB (Gross National Product- GNP), é uma parceria com o Calvert Group, dos Indicadores Calvert-Henderson de Qualidade de Vida. Além disso, ela é professora convidada da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara e Berkeley. Fez parte do Conselho Consultivo do Departamento Americano de Avaliação Tecnológica e da Fundação Nacional da Ciência, de 1974 a 1980. É membro ativo da Nacional Press Club (Washington DC), da Social Venture Network e da World Futures Society (EUA).

Henderson dividiu, em 1996, o prêmio Global Citizen com Adolfo Perez Esquivel, da Argentina, ganhador do Prêmio Nobel.

alesp