Edmur Mesquita anuncia primeiro passo para a criação de parque no Caminho do Mar


30/11/2000 11:21

Compartilhar:


O deputado Edmur Mesquita (PSDB) disse nesta terça-feira, 28/11, após reunir-se com o presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae), Márcio Nascimento Magalhães, que a empresa começou a definir a estratégia para viabilizar a instalação do Parque Ecoturístico Caminhos do Mar, na Estrada Velha de Santos.

"Ao propor a abertura de duas trilhas ecológicas no primeiro trimestre do próximo ano, para que as pessoas possam conhecer o importante acervo histórico cultural, além do patrimônio ambiental e a antiga Vila da Light, a Emae dá um passo importante para o sucesso do projeto", disse o deputado, coordenador da comissão que trata do assunto, formada por representantes das secretarias estaduais de Energia, Turismo, Cultura, Meio Ambiente e Transportes.

"A outra etapa será a construção de pontilhões e a reforma da estrada, para permitir o acesso dos visitantes procedentes da Capital, obra em estudos na Dersa", afirmou Edmur. Segundo o parlamentar, que desde o ano passado articula a criação do parque, o trecho da serra e o patrimônio assumido pela Emae após a privatização da Eletropaulo são um espaço privilegiado do ponto de vista da cultura e do meio ambiente.

O deputado citou como exemplos a Calçada de Lorena, primeiro caminho pavimentado com pedras ligando o planalto ao litoral, além do Pouso Paranapiacaba, do Rancho da Maioridade e da própria Usina Henry Borden.

Edmur enviou ofício ao presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Artístico do Estado de São Paulo (Condephaat), José Roberto Melhen, reivindicando o tombamento da Vila da Light, constituída de 153 casas em estilo inglês. "Além de apoiar a idéia, quero ampliar o debate sobre a necessidade de preservação da vila, erguida no início do século dentro de uma área florestal ao lado da Serra do Mar.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Edmur Mesquita - 3886-6735/ 6764)

alesp