Parlamentar defende discurso do presidente na ONU


05/06/2008 10:44

Compartilhar:


Em discurso feito no plenário, na terça-feira, 3/6, o deputado Cido Sério (PT) destacou a defesa do etanol feita pelo presidente Lula em Roma, durante a Conferência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação.

O parlamentar apontou a crítica de Lula aos países que atribuem ao Brasil e às plantações de cana-de-açúcar a responsabilidade pela crise de alimentos no mundo. "Sou de Araçatuba, região que é grande produtora de etanol. Sou testemunha da riqueza que o biocombustível gera para o município, proporcionando mais emprego e melhoria da qualidade de vida", explicou o deputado.

O deputado ressaltou que, segundo o presidente, os ataques dos países mais ricos ao etanol não são neutros nem desinteressados. Cido Sério citou o discurso de Lula: "Vejo, com indignação, que muitos dos dedos que apontam contra a energia limpa dos biocombustíveis estão sujos de óleo e carvão. Muitos dos que responsabilizam o etanol, inclusive o etanol da cana-de-açúcar, pelo alto preço dos alimentos são os mesmos que, há décadas, mantêm políticas protecionistas, em prejuízo dos agricultores dos países mais pobres e dos consumidores de todo o mundo".

Na visão do parlamentar, o presidente tocou no cerne da questão ao dizer que o "intolerável protecionismo é que atrofia e desorganiza" a produção agrícola dos países pobres.

Cido Sério ressaltou que as verdadeiras razões da crise alimentícia nada têm a ver com a produção de álcool. Por esse motivo, foi solicitada à ONU, pelo Brasil e América Central, na semana passada, a convocação urgente de uma conferência internacional para discutir o tema petróleo.



cidosério@al.sp.gov.br

alesp