Agência eleva nota do Brasil


06/05/2008 10:21

Compartilhar:


Em discurso na tribuna da Assembléia Legislativa, o deputado Cido Sério (PT), destacou a importância da classificação dada pela agência Standard & Poor"s, uma das principais do meio, que elevou na semana passada a nota de risco de crédito (rating soberano) do Brasil para grau de investimento, a melhor para receber investimentos estrangeiros.

Com a nota o Brasil entra no grupo de nações consideradas de pouca possibilidade de inadimplência e poderá receber recursos de grandes fundos internacionais que só têm autorização para investir em mercados que já conquistaram essa chancela de bom pagador.

Cido Sério entende que isso, principalmente no momento em que a economia mundial passa por turbulências, "mostra o amadurecimento do nosso país na área política e econômica. Mesmo com crise internacional, a economia brasileira continua a todo vapor, exatamente o contrário do que ocorria há alguns anos", comentou o parlamentar.

Em seu comunicado, a S&P afirma que a revisão do rating brasileiro reflete "a maturidade das instituições do Brasil e da política monetária" e "a melhoria das tendências de crescimento". A S&P faz ressalvas em relação à dívida pública, que "permanece mais alta do que os outros países BBB". Ainda segundo Cido Sério, a agência considerou também que a dívida externa "caiu dramaticamente". Em fevereiro, o governo brasileiro anunciou amplamente que o país tinha se tornado "credor externo líquido", isto é, que as reservas cambiais, somadas aos créditos privados no exterior, tinham superado o valor da dívida externa pública e privada.

"O melhor é que todo o desempenho fantástico de nossa economia está sendo acompanhado pela distribuição de renda e favorecimento aos mais necessitados", comemora o deputado.



cidoserio@al.sp.gov.br

alesp