Ato solene comemora aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932


09/07/2009 15:05

Compartilhar:


O 77º aniversário do Movimento Constitucionalista de 1932 foi comemorado neste 9 de julho de 2009, na Assembleia Legislativa, em ato solene solicitado pelo deputado Olímpio Gomes (PV).

O evento contou com a presença do deputado federal coronel Jairo Paes de Lira que discorreu sobre o contexto histórico-político da época do Movimento Constitucionalista de 32. Ele enfatizou o caráter de luta pela liberdade do movimento, convidando todos a o tomarem como exemplo de repúdio a quaisquer atos ditatoriais. "O brasileiro não aceita ditaduras, quer liberdades políticas, quer a alternância de poder; tomemos como exemplo o Movimento a fim de nunca permitirmos nenhum projeto ditatorial", concluiu.

O coronel Marco Antonio Alves Miguel, comandante da Academia do Barro Branco, citou discurso de Carlos Drummond de Andrade, feito à época do Movimento de 32, intitulado "O soldado do Túnel" e afirmou que a grande herança daquela luta é a democracia.

O presidente do Tribunal de Justiça Militar, coronel Fernando Pereira, e o comandante geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Batista Camilo, agradeceram a homenagem aos heróis de 32 e salientaram a importância de perpetuar a lembrança deste movimento, exemplo de luta pela democracia.

Foram entregues "Diplomas de Reconhecimento por Serviços Prestados ao Povo Paulista" e "Diplomas de Reconhecimento por Serviços Prestados nas Forças de Paz da ONU", bem como o "Diploma de Reconhecimento por Serviços Prestados" ao 1º sargento Élcio Inocente, presidente da Associação dos Policiais Militares Deficientes Físicos do Estado de São Paulo.

O deputado Olímpio Gomes fez menção ao deputado Israel Dias Novaes, secretário da Comissão de Medalhas da Assembleia Legislativa, falecido no mês de junho passado, seguindo-se o toque de silêncio.

Quatro entidades foram agraciadas com a entrega de medalhas, pelos serviços prestados durante o Movimento constitucionalista de 32: a Faculdade de Medicina da USP, a Academia da Polícia Militar do Barro Branco, o Regimento de Polícia Montada "9 de julho" e o 1º Batalhão de Polícia de Choque "Tobias Aguiar".

Salvador D"Aquino, do batalhão "Tobias de Aguiar", idealizador das rondas ostensivas, já falecido, também foi homenageado, através de seus familiares.

O coronel Mário Fonseca Ventura e o capitão Gino Struffaldi, presidente da Sociedade Veteranos de 32 " MMDC, declamaram, em português e italiano, o poema "Os heróis de 32" do poeta Paulo Bonfim.

Em diversos momentos da solenidade, Gino Struffaldi foi citado e homenageado. "Ele é o verdadeiro herói de 32", afirmou o deputado Olímpio Gomes.

A artista plástica Camila Lourenço Giudice entregou ao deputado Olímpio Gomes o quadro "Soldado Constitucionalista", doado à Assembleia Legislativa.

Policiais militares, alunos do Instituto de Educação Complementar e cidadãos em geral, lotaram a galeria do plenário Juscelino Kubitschek do Palácio Nove de Julho. A solenidade foi encerrada ao som da marcha militar "Paris Belfort" de Farigoult.

alesp