Combate ao câncer de próstata


09/03/2010 17:22

Compartilhar:


Coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres desde 2007, na Assembleia Legislativa, a deputada Ana Perugini (PT) tem agora outro desafio: trabalhar pela realização de campanhas de prevenção do câncer de próstata. Projeto 186/2010 foi apresentado no dia 2/3 com o objetivo de instituir o dia 17 de novembro como o dia estadual de conscientização sobre a doença.

O câncer de próstata se desenvolve principalmente em homens com idade superior a 50 anos de idade ou naqueles que possuem casos de tumor na família. Em valores absolutos, pelos levantamentos feitos por especialistas, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% de todos os casos identificados pela medicina. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.

"Nossa proposta é trazer essa mesma medida preventiva para o nosso Estado, sobretudo em face da própria resistência do homem em se submeter aos exames, em especial ao de toque, considerado o de maior eficácia", explicou Ana Perugini.



aperugini@al.sp.gov.br

alesp