CCJ aprova escola técnica para Santos


29/04/2008 17:40

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) comemora a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça do Projeto de Lei 44/2008, de sua autoria, que autoriza o governo do Estado a instalar escola técnica estadual (Etec) na zona noroeste de Santos. Agora, o projeto segue para análise das comissões de Educação e de Finanças e Orçamento.

"A zona noroeste cresce a cada dia e apresenta demandas específicas, que precisam ser atendidas. É urgente oferecer, principalmente para os jovens, novas oportunidades educacionais e de capacitação para o mercado de trabalho", enfatiza Prandi. As Etecs são mantidas pelo Centro Paula Souza, órgão da Secretaria Estadual de Desenvolvimento. Oferecem cursos técnicos profissionalizantes, públicos e gratuitos.

"Trabalho com firmeza para conquistar a nova unidade. As duas Etecs existentes em Santos (Dona Escolástica Rosa e Aristóteles Ferreira) apresentam demandas acima das vagas oferecidas e são de difícil acesso para quem mora na zona noroeste", afirma Prandi.

Segundo Prandi, fatores como a distância, a falta de transporte direto e a despesa com passagem de ônibus tornam as Etecs proibitivas para os moradores da região noroeste. Uma das prioridades do mandato de Prandi é a ampliação das escolas, vagas e cursos das Etecs.

Conforme a deputada, há uma desproporção entre o número de alunos nas escolas estaduais de Ensino Médio, cerca de 1,5 milhão, e as vagas proporcionadas pelas Etecs, pouco mais de 70 mil. "Nosso país e nossa região vivem um ciclo de crescimento e de geração de emprego e faltam profissionais capacitados para ocupar grande parte das vagas oferecidas. Isso tem que acabar."



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp