Encontro na Prefeitura de Campinas soluciona impasse e reabre creche do Parque Valença II


23/11/2000 17:24

Compartilhar:


Depois de mais de duas semanas sem atividades, a creche Adélia Corrêa Hoog Zornig, no Parque Valença II, em Campinas, será reaberta nesta sexta-feira, 24/11. A creche, que atende a 104 crianças de 3 a 6 anos de idade, foi fechada no último dia 7 por falta de repasse de recursos por parte da Prefeitura Municipal de Campinas. A reabertura do local foi definida após uma reunião de pouco mais de uma hora entre os secretários municipais de Finanças, Jerônymo Nazário Júnior e de Educação, Terezinha Di Giulio, a coordenadora da creche, Flávia Cardia e o deputado estadual Petterson Prado (PPS), escolhido para intermediar o encontro.

Nazário Júnior se comprometeu a liberar o repasse de outubro (cerca de R$ 6,8 mil), e possivelmente o de novembro, no próximo dia 8. Na última sexta-feira, a Prefeitura já havia depositado R$ 27.360,00, referentes ao total de quatro das cinco parcelas do débito. A creche, que funciona em período integral e é considerada modelo em Campinas, possui 13 funcionários e é administrada pela Organização Não-Governamental (ONG) Fundação Gerações.

A notícia da reabertura da creche foi comemorada pelos cerca de 50 pais e mães que se deslocaram do Parque Valença II, na periferia de Campinas, até o Paço Municipal para pressionar os representantes da Prefeitura. "O resultado hoje foi satisfatório porque o secretário se comprometeu a liberar o dinheiro no dia 8 e, assim, a creche pode ser reaberta", disse Flávia Cardia.

Para Petterson Prado, a decisão da Prefeitura foi uma vitória do movimento de pais e mães do Parque Valença II. "O problema só foi resolvido porque os pais se mobilizaram e compareceram em massa no Paço Municipal para reivindicar a reabertura da creche", afirmou o deputado.

Há uma semana, Petterson já havia se reunido com a secretária de Educação e com a chefia de Gabinete da Prefeitura para tentar uma solução para o problema.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Petterson Prado - 3886-6567/6534)

alesp