Projeto quer proibir filas em bancos com mais de 15 minutos


26/08/2005 11:56

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Valdomiro Lopes

As filas nos caixas de bancos, de acordo com o deputado Valdomiro Lopes (PSB), estão com os dias contados no Estado de São Paulo. Lopes, 2º vice-presidente da Assembléia Legislativa, apresentou projeto de lei pelo qual fica determinada a proibição de filas de atendimento, em agências bancárias, que durem mais de 15 minutos, sujeitando os bancos a pesadas multas. Caso a agência possua banheiro e cadeiras para espera, esse tempo pode atingir no máximo 35 minutos. Mais que isso, multa, que pode variar de mil a dez mil unidades fiscais do Estado de São Paulo.

O parlamentar entende que, uma vez aprovado, o projeto dignifica a pessoa humana. "Estamos dando um basta no sofrimento das pessoas, especialmente as de mais idade, em filas bancárias. Não raro, há pessoas nessas filas que sofrem de artrite, além de outras terem incontinência urinária. Agora, as pessoas terão atendimento rápido, digno e, em muitas agências, banheiros públicos", finaliza Valdomiro.

Valdomiro Lopes disse que o projeto é absolutamente constitucional, uma vez que a primeira turma do Supremo Tribunal Federal julgou recentemente a legitimidade do município de Criciúma, em Santa Catarina, em criar lei de igual sentido.

vlopes@al.sp.gov.br

alesp