Disputa pela composição da próxima Mesa da Assembléia deve esquentar


31/10/2002 19:48

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

No dia 15 de março de 2003, às 15 horas, os deputados estaduais eleitos reunir-se-ão, em sessão preparatória, na Assembléia para a posse de seus membros e eleição da nova Mesa Diretora.

O resultado das eleições em São Paulo promete uma disputa bastante acirrada pela composição da próxima Mesa Diretora. A recondução de Geraldo Alckmin ao Governo do Estado permite aos tucanos vislumbrar a manutenção da maioria parlamentar na próxima legislatura. Considerando os deputados que deram apoio à candidatura do governador, sua base de sustentação poderá contar com 64 deputados.

Todavia, o Partido dos Trabalhadores sai das eleições como a maior bancada do Legislativo paulista - 23 deputados - e deve reivindicar a presidência da Casa. Para isso, conta com seus aliados coligados, PCdoB e com o PSB.

Aguarda-se ainda as definições de rumo das bancadas do PMDB e do PDT e dos partidos chamados "nanicos".

O Regimento Interno da Assembléia, em seu artigo 5°, estabelece que a eleição dos membros da Mesa e dos respectivos substitutos será feita por maioria absoluta dos votos, 48 votos. Se na votação não for obtida maioria absoluta por qualquer um dos candidatos, será eleito, em segundo escrutínio, por maioria relativa, um dos dois mais votados no primeiro. Em caso de empate, considerar-se-á eleito o mais idoso.

A Mesa Diretora é composta pelo presidente, primeiro e segundo secretários. A votação e apuração, para cada cargo, dar-se-ão separadamente, na ordem estabelecida pelo Regimento Interno.

alesp