Deputado defende fim das contratações temporárias de professores no Estado


25/06/2009 10:06

Compartilhar:


Roberto Felício (PT), membro titular da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, defendeu nesta terça feira, 23/6, durante sessão de votação dos Projetos de Leis Complementares 19 e 20 " que alteram a contratação de professores temporários, criam vagas para concursos e novas jornadas de trabalho na rede estadual de ensino ", a realização de concursos públicos periódicos para evitar que estudantes fiquem sem aulas por falta de professor.

O governo do Estado tinha a intenção de fazer concurso para 50 mil professores. Por empenho político do deputado, que apresentou emenda neste sentido e como resultado da mobilização dos professores organizados pela Apeoesp, o governo ampliou o número de vagas para 80 mil, criando a possibilidade de efetivação da maior parte dos atuais temporários.

Segundo Felício, o boletim da Secretaria Estadual de Gestão Pública do mês de maio deste ano, trouxe a informação de que existem 198.262 servidores públicos no Estado admitidos temporariamente, exercendo atividades permanentes, dos quais 102.441 mil, trabalhando na Educação. "Com a aprovação do PLC 19/2009, que convalida a quarentena dos temporários, as escolas correm o risco de ficar sem professores suficientes para ministrar as aulas", disse o deputado.

Na opinião de Felício, seria adequado fazer concursos públicos periódicos porque é inadmissível colocar professor em quarentena em uma área em que há falta de mão-de-obra.



rfelicio@al.sp.gov.br

alesp