Da Tribuna


31/08/2010 18:21

Compartilhar:


Greve legal



Olimpio Gomes (PDT) anunciou ter "boa notícia para os funcionários do Judiciário: foi substituído o desembargador do processo dos servidores e o voto do novo relator é pela legalidade da greve". Segundo o parlamentar, o relator anterior não era favorável à greve e pedia o desconto total dos dias em que a categoria esteve paralisada. Gomes informou que o presidente do TJ, Antonio Carlos Viana Santos, disse que o governo de São Paulo "virou as costas" e não repassa verbas suplementares para o pagamento dos servidores. (DK)



Alunos na faxina



Carlos Giannazi (PSOL) comentou reportagem da Folha de S. Paulo de 28/8 sobre as escolas paulistas que "usam alunos na faxina", reforçando a necessidade de concurso público para a contratação de funcionários nas instituições de ensino. Ele informou também que as APMs estão pagando dívidas trabalhistas de antigos funcionários, e que o Ministério Público cobra do Estado concurso para resolver a situação. Sobre as reivindicações dos funcionários da Justiça, o deputado agradeceu aos 25 parlamentares que assinaram pedido para a instalação da CPI do Judiciário. (DK)



Regularização fundiária



Segundo Donisete Braga (PT), "uma das preocupações dos moradores das proximidades da represa Billings é a falta de informação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente sobre a regularização fundiária". O deputado cobrou a regularização das moradias e sugeriu que haja a constituição de um grupo de acompanhamento no processo de negociação entre a população e o governo. Braga também pediu maior fiscalização do Poder Público para impedir a ocupação de novas áreas, garantindo a preservação do manancial. (DK)



Crédito consignado



Para Raul Marcelo (PSOL), o governo federal está usando como sustentação para a economia um "artifício perigoso", por estar baseada no incentivo ao crédito consignado a juros baixos. Esse tipo de crédito levou as famílias a ampliar seu endividamento, o que, em sua opinião, em curto prazo terá consequências desastrosas para a economia brasileira. (MA)



Greve no Judiciário



A greve dos servidores da Justiça levou o deputado José Bittencourt (PDT) a solicitar ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, esforço para que as reivindicações sejam atendidas. "A reposição da perda salarial, quando da implantação do novo plano de carreira desses servidores, não atendeu às expectativas", explicou. (MA)



CPI do Judiciário



Carlos Giannazi (PSOL) mostrou o requerimento com 25 assinaturas para a instalação de uma CPI com objetivo de investigar as denúncias recebidas por trabalhadores do Judiciário. "É um ato de extrema covardia não cumprir a lei, proibindo o direito de greve e cortando salários dos grevistas, sendo que, a greve é instrumento legal de defesa do trabalhador, garantido pela Constituição de 1988", afirmou Giannazi. (MA)



Segurança



Olimpio Gomes (PDT) citou o caso da policial Cláudia Regina, baleada e morta, e de outros policiais, que estão em estado grave. "Esses ataques, realizados nas últimas semanas, estão sendo feitos por bandidos com armas poderosas. Peço aos policiais que digam ao povo a real situação da segurança: policiais são atacados; bandidos de alta periculosidade intimidam com ameaças e não aceitam transferência para penitenciárias do governo federal; não existe integração entre as polícias e a gestão de RH é simplesmente péssima", conclamou. (MA)

alesp